sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Centro de Formação Antonino Freire ofertará curso de Educação em Direitos Humanos em 2020

As inscrições acontecerão na segunda semana de Fevereiro, serão disponibilizadas pelo site da SEDUC e CEFAF

O Centro de Formação Antonino Freire (Cefaf/Uespi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizarão em 2020 o Curso de Educação em Direitos Humanos, voltado para professores e educadores das quatro Gerências Regionais de Ensino de Teresina. Na manhã desta sexta (31), foi realizada uma reunião de planejamento para o novo curso que será ofertado.
O curso tem duração de 120 horas e será ministrado pelos professores Maria do Amparo Veloso (GID) e Raimundo Sousa (CEFAF). Entre outros assuntos, serão abordados os direitos humanos na perspectiva da educação, além da legislação que regulamenta os direitos humanos e mediação de conflitos.
As inscrições acontecerão na segunda semana de Fevereiro, serão disponibilizadas pelo site da Seduc e Cefaf. O curso é gratuito, presencial, as aulas vão acontecer às terças-feiras, no turno manhã, no Centro de Formação Antonino Freire.
Conforme o professor Raimundo Sousa, um dos formadores, o curso será uma oportunidade para debater assuntos sobre direitos humanos e fortalecer os estudos e as práticas de violação de direitos, que muitas vezes acontecem no chão da escola. “Vamos proporcionar aos cursistas o conhecimento de questões-chave relacionadas à História dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, conjugando a teoria à prática, para a vivência do indivíduo no mundo de hoje”, destaca o docente.
Estiveram presentes na reunião as representantes da Seduc, professora Luisa Solano e a professora Maria do Amparo Veloso, e os professores formadores do Centro de Formação Antonino Freire, Lúcia Nery, Wanderson Paz, Hélio Secretário e Raimundo Sousa.

  

Fonte: www.pi.gov.br/ com informações CEFAF

UESPI Aprovados na Uespi fazem matrícula institucional

Nesta edição, a instituição tem um novo processo de heteroidentificação, destinados aos aprovados autodeclarados negros (pretos/pardos)- Ação Afirmativa 2.

As matrículas institucionais para os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) /2020 começaram nesta sexta-feira (31) e seguem até o dia 5 de fevereiro, em todos os campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Nesta edição, a instituição tem um novo processo de heteroidentificação, destinados aos aprovados autodeclarados negros (pretos/pardos)- Ação Afirmativa 2.
Ao todo (Ampla concorrência, Ações Afirmativas 01 e 02), foram mais de 3.000 alunos convocados para ingresso em 91 cursos ofertados. Um dos calouros é o Jonatas Paulino da Cunha, de 18 anos, aprovado em  Medicina na Uespi. Filho do agricultor Raimundo Nonato, 52 anos e da professora  do NEAD/Uespi, Patrícia Monteiro, 46 anos, ele será o primeiro médico da família.
Natural do município de Fronteiras, localizado a cerca de 400 km da capital piauiense, o calouro estudou durante todo Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. Cursar Medicina para ele é a realização de um sonho. “Pretendo utilizar a Medicina para ajudar diretamente a minha comunidade. Sou grato à minha família por sempre me ensinar que a educação pode transformar vidas. Com muito suor e esforço dos meus pais, consegui ser o primeiro colocado na cota racial do meu curso, serei o primeiro Médico da família”, ressalta.
A família também esteve presente na matrícula institucional de Jonatas
A família também esteve presente na matrícula institucional de Jonatas

Ainda em comemoração do resultado, a cada olhar é possível sentir o orgulho e a admiração que os pais de Jonatas Paulino demonstram. De poucas palavras e origem humilde, Raimundo Nonato sente que todo o seu empenho na roça foi recompensado com o sucesso do filho. Entusiasta, a pedagoga e filósofa Patrícia Monteiro destaca a relevância dessa aprovação. “Somos de uma cidade pequena, com aproximadamente 12 mil habitantes, esse conquista do meu filho traz uma representatividade imensa para região. A sensação é que a realização do sonho dele pode servir de inspiração para muitos estudantes”, acrescenta.
Processo de heteroidentificação
Para evitar fraudes nas inscrições raciais, o novo processo de heteroidentificação da Uespi consiste em uma verificação por meio de entrevista presencial com filmagem e análise de documentação por uma banca formada por docentes e técnicos da instituição. Para o candidato é obrigatório preencher o formulário de Autodeclaração, e, de posse do referido documento realizar a heteroidentificação.
No caso dos aprovados nos campi do interior, esse processo acontece no próprio campus que os candidatos foram selecionados. Para os estudantes da capital (Torquato Neto, CTU, CCS e Clóvis Moura), estes devem dirigir-se ao campus Poeta Torquato Neto, sala de Multimeios do curso de Jornalismo, bloco 6, campus Torquato Neto.
Mediante aprovação da banca, o candidato aprovado por meio do sistema de cotas será liberado para efetuar sua inscrição no referido campus/curso escolhido por ele no momento de inscrição no SiSU. O recém matriculado autodeclarado negro, José Augusto da Silva, 26 anos, passou pelo processo de heteroidentificação. Para ele esse processo é muito importante no ingresso de alunos cotistas nas instituições públicas.
Processo de autodeclaração gravada de um candidato oriundo de cota racial
Processo de autodeclaração gravada de um candidato oriundo de cota racial
“A gente sabe que existe um preconceito contra nós (negros). A História conta isso. Essa heteroidentificação é extremamente importante, para que o povo negro tenha cada vez mais acesso ao sistema educacional superior”, disse o calouro do curso de Pedagogia, campus Poeta Torquato Neto.
O candidato que tiver sua autoidentificação indeferida pela Comissão de Heteroidentificação não terá sua matrícula confirmada, todavia, este fará jus a recurso, que será avaliada por uma segunda banca de heteroidentificação. O horário de funcionamento da Comissão de heteroidentificação, em todos os campi da Uespi, será de 07h30 às 13h30.
As matrículas institucionais da Uespi serão realizadas até o dia 05/02/2020. Para conferir toda documentação exigida clique aqui.

fonte www.pi.gov.br

IMPOSTOS Pagamento da cota única do IPVA com 15% de desconto é prorrogado até dia 7



O boleto pode ser impresso tanto no site do Detran como no da Secretaria da Fazenda.
Resultado de imagem para ipva"

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) prorrogou o pagamento da cota única do IPVA com 15% de desconto. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (31), agora segue até 7 de fevereiro. O desconto é válido para veículos de todos os finais de placa. O boleto pode ser impresso tanto no site do Detran como no da Secretaria da Fazenda.
O Detran também prorrogou para o dia 7 o pagamento do licenciamento para veículos com placa final 1.
“Alguns contribuintes estão tendo dificuldade para imprimir o boleto, por isso demos mais esse prazo para que ninguém perca essa oportunidade”, informou o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.
A partir do dia 8 de fevereiro, quem optar por pagar o IPVA em cota única terá um desconto de 10%. Em março, o contribuinte ainda terá desconto no pagamento integral, só que agora com o abatimento de 5%.
Pagamento em três cotas
De acordo com o novo calendário, o pagamento do IPVA pode ser feito também em três cotas, só que sem desconto. O vencimento da 1ª cota é no dia 31 de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio, último dia útil do mês.

fonte www.pi.gov.br

4º BPM divulga resultados do mês de janeiro e da primeira fase da Operação Vale do Guaribas



O Comando do 4º BPM da Polícia Militar do Piauí divulgou, na manhã desta sexta-feira (31), o Balanço Geral da Primeira Fase da Operação Vale do Guaribas e apresentou o Comparativo dos índices criminais de janeiro de 2019 e 2020. 


Foto_31012020_030134
Foto_31012020_030133
Desde o dia 10 de fevereiro, a Coordenadoria Geral de Operações da Polícia Militar do Piauí tem empregado equipes de diversas unidades na execução da Operação Vale do Guaribas, realizada no Município de Picos, dentre elas equipes do 4º BPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão Tático Aeropolicial (BTAP), do Tático Operacional Rodoviário do Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (TOR/BPRE), da Força Tática do Promorar e da Diretoria de Inteligência que atuam em harmonia praticando várias ações ostensivas e repressivas.

Foto_31012020_030133
O Término da operação estava previsto para o dia 07 de fevereiro do corrente ano, porém, seguindo determinação do Comandante Geral, Cel Lindomar Castilho, será prolongada até o fim do período de carnaval na região.

Foto_31012020_030138
De modo geral, foram realizadas 3.957 abordagens a pessoas e veículos, entre carros, motos, ônibus até a meia-noite de ontem (30/01).  Dentre os resultados obtidos, destaca-se a apreensão de cerca de 66kg de cocaína, em duas ocorrências distintas, a recuperação de uma carreta roubada na região de São João do Piauí; bem como a captura de três indivíduos foragidos da Justiça e do Sistema Penal.
Foto_31012020_030138
Por conta dessas ações, segundo registros da Central de Operações Policiais Militares (COPOM) do 4º BPM, houve uma diminuição de cerca de 10% no número do total de ocorrências, caindo de 135 para 122 o número total de ocorrências acionadas via 190 (EMERGÊNCIA POLICIAL) em até ontem 30/01. 

Foto_31012020_030138
Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas na cidade de Picos.

Foto_31012020_030134
Oportunamente, o Comando do Batalhão divulgou também o lançamento da "Patrulha do T.C.O.", que consiste em uma equipe policial direcionada exclusivamente para o atendimento das Ocorrências de menor potencial ofensivo.

Foto_31012020_030133
Ainda há muito o que se fazer, pontou o Comandante da Unidade, Major Felipe, explicando que, auxiliado pelo 























corpo de Oficiais e Praças da Unidade, está traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacando que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais sobretudo, assim como outras providências, como a difusão do Programa "Rede de Proteção Cidadão Alerta, Cidadão Participativo", que irá "ampliar a comunicação direta entre a comunidade e a Polícia Militar".

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades

PMPI recupera motocicletas



Na tarde de quinta-feira (30), o Batalhão RONE recuperou uma motocicleta no Bairro Torquato Neto e, na manhã desta sexta (31), a equipe do Comando do Policiamento Metropolitano II localizou outra no João Emílio Falcão. 

Por volta das 18h, a equipe RONE 46, em patrulhamento pelo Bairro Torquato Neto, deparou-se com uma motocicleta Honda POP roubada, abandonada próxima a um matagal. Em seguida, foi feito o registro no sistema mobile e encaminhada a motocicleta para a Polinter. 

Foto_31012020_010105
E na manhã desta sexta-feira (31), a equipe do CPM II localizou uma moto de placa PID-0570 no João Emílio Falcão, com registro de roubo/furto. O COPOM foi acionado e o 1°BPM incubido de, posteriormente, fazer a restituição do bem ao seu proprietário. 












fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades

8º BPM apreende arma no bairro Todos os Santos



Na noite de ontem (30), o 8º Batalhão apreendeu arma de fogo no bairro Todos os Santos. 

A equipe Força Tática 01, durante rondas pela região, visualizou um veículo sem placa sendo conduzida por um homem, então foi realizada a abordagem e, com ele, foi encontrada uma pistola com munições e carregadores, logo ele foi encaminhado à Central de Flagrantes. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Trânsito na Ponte Wall Ferraz será totalmente liberado neste sábado (1º)



Ascom/Sdu Sul
A partir de meio dia deste sábado (1°) as máquinas que estão trabalhando na Ponte Wall Ferraz vão deixar o local e o trânsito será totalmente liberado. O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, informou que um novo desvio no trânsito deve acontecer a partir do dia 10 de fevereiro, quando as máquinas precisarão voltar ao local para concluir o trabalho.
“Tivemos que fazer uma readequação na forma como estava sendo trabalhada por conta das chuvas intensas dos últimos dias. O terreno que estávamos encontrando não tinha a consistência esperada, e para dar as condições corretas, precisamos colocar uma argamassa. E essa argamassa precisa de um tempo para ganhar a firmeza necessária. Por isso, faremos um intervalo de uma semana”, explicou Paulo Lopes.
Essa escavação serve para a implantação de estacas que são necessárias para a construção de um muro de proteção na parte de baixo da ponte mais antiga. Toda essa ação faz parte do projeto de construção da Marginal Poti Sul, avenida que vai ligar a Marechal Castelo Branco a vários bairros da zona Sul da capital, e ainda as zonas Leste e Sudeste, através das alças de acesso nas pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias.
Ao todo, a Via Sul terá cerca de 20 quilômetros de extensão com três pistas de rolamento de cada lado, um canteiro central de seis metros de largura, calçada do lado da floresta fóssil também de seis metros e outra de três metros do lado das residências, toda iluminada e com ciclovia.
Ainda segundo Paulo Lopes, o serviço que será realizado a partir de 10 fevereiro deve ser mais rápido, portanto, o desvio ficará por menos tempo.

fonte pmt.pi.gov.br

Cidadania expulsa Dr. Lázaro por quebra de decoro partidário



O vereador da Capital acusou o presidente regional da sigla de "vender o partido" para formar coligações.


comissão de ética do diretório municipal do Cidadania decidiu expulsar vereador Dr. Lázaro dos quadros do partido. Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (30), os membros da comissão acataram a denúncia contra o parlamentar, que é acusado de quebra de decoro partidário e de ferir o estatuto e o código de ética, no episódio em que acusou o presidente estadual da sigla, Celso Henrique, de ‘vender o partido’ para formar coligações.
Em reunião, membros da comissão acataram a denúncia contra o parlamentar. (Foto: Divulgação)
 A decisão de expulsar o vereador foi tomada pela maioria absoluta dos membros da comissão de ética do diretório municipal. Agora, ele poderá recorrer ao diretório estadual, para tentar reverter o processo de expulsão. Dr. Lázaro não compareceu a reunião da comissão de ética e foi representado por sua advogada, Karinne Nepomuceno. 
A reportagem tentou contato com o parlamentar, mas até o fechamento dessa edição não obteve retorno. Apesar de afirmar publicamente que ainda deseja permanecer nos quadros do Cidadania, Lázaro tem negociado com outros partidos. Nos bastidores, circula a informação de que ele deve assinar em breve a ficha de filiação ao Patriota

fonte www.portalodia.com

Piauí tem maior percentual de mortes no trânsito com motocicletas



Segundo dados divulgados pela PRF, das 149 mortes registradas em 2019, 73 foram de pessoas ocupantes de motocicletas, ou seja, 48,3% das mortes


Apesar de ser considerado um dos principais meios de transporte pela sua praticidade e baixo custo, a motocicleta ainda é o veículo que faz mais vítimas fatais no Piauí. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31), pela Polícia Rodoviária Federal, das 149 mortes registradas em 2019, 73 foram de pessoas ocupantes de motocicletas, ou seja, 48,3% das mortes. Esse é o maior percentual de todo o Brasil.
Para o superintendente Regional da PRF, Stênio Pires, o alto índice de acidentes envolvendo motocicletas pode estar relacionado à falta de habilitação ou imperícia destes condutores. Em muitos casos, o não uso do capacete, associado à falta de permissão para conduzir um veículo automotor, bem como o uso de álcool, contribuem para a ocorrência destes acidentes.
Superintendente Regional da PRF, Stênio Pires. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
“Nós verificamos nos números que a quantidade de pessoas inabilitadas que conduzem no estado do Piauí é muito grande. Então, boa parte destas vítimas, além de não estarem habilitadas, não estava usando capacete, e em alguns casos, inclusive, estavam embriagadas. É uma combinação perigosa”, alerta o superintendente. Ao todo, 12.567 pessoas, entre condutores e passageiros, foram flagradas sem capacete.
O número de pessoas dirigindo alcoolizadas, sejam motocicletas ou outros tipos de veículos, é alarmante. Em 2019, foram 1.544 autuações por alcoolemia, o que representa uma média de quatro pessoas autuadas por consumo de álcool ao volante por dia no Piauí. Em relação à quantidade de motoristas inabilitados, essa média sobe para 20 por dia. Um total de 6.779 autuadas por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação durante o ano.
Superintendente Regional da PRF, Stênio Pires. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
Acidentes
De acordo com os dados da PRF, o Piauí registrou um aumento de 8,24% de acidentes graves. Em 2018, foram 485 acidentes graves, enquanto em 2019 esse número subiu para 525. Vale lembrar que a Polícia Rodoviária Federal considera como acidente grave aquele em que há ocorrência de pessoas com lesões graves ou vítimas fatais. No total, 1.463 pessoas ficaram feridas e 149 mortas.
Entre os tipos de acidente, o que liderou foi a colisão transversal, com um total de 101 acidentes. Segundo a PRF, o maior veículo envolvido na colisão transversal é a motocicleta. “A motocicleta saindo de uma via de um município ou de uma via rural, às vezes entra de uma maneira inadequada e acaba sendo atingida por um veículo na rodovia. Ou, como já tivemos casos, moto com moto”, relata o superintendente da PRF.
O segundo maior tipo de acidente registrado nas rodovias federais do Piauí, e também o que tem o maior índice de mortalidade, continua sendo a colisão frontal. Ao todo, foram registrados 86 acidentes desse tipo, com 42 mortos. Ou seja, metade das colisões frontais resulta em morte.
Já em relação às rodovias mais perigosas do estado, a BR-343 fica em primeiro lugar. A rodovia que liga Teresina ao litoral do Piauí registrou, somente em 2019, 243 acidentes graves com 63 mortos. Enquanto a BR-316, que liga a Capital ao Sul do Estado, teve 139 acidentes graves com 36 mortes.
No entanto, quando se fala em mortalidade, a BR-135, conhecida popularmente como Rodovia da Morte, continua sendo a mais letal. Apesar de registrar poucos acidentes graves por ano, a grande maioria deles resulta em morte. No ano passado, foram 61 acidentes graves com 41 pessoas mortas.
Para reduzir esse índice, a PRF anunciou que irá aumentar o efetivo de policiais rodoviários na região da BR-135. “Vamos aumentas de cinco para seis policiais na região da BR 135, ampliando a fiscalização da região. São equipes dedicadas todos os dias naquela região para diminuir o número de acidentes graves”, completou.

fonte www.portalodia.com

Soldado de 22 anos é encontrado morto nas águas do Rio Parnaíba

O soldado do exército Pedro Henrique Costa, de 22 anos, morreu afogado nas águas do rio Parnaíba e seu corpo foi achado na manhã desta sexta-feira (31/01). Segundo relatos, ele e amigos estavam pescando no dia anterior quando ele caiu numa parte profunda do rio e se afogou. As informações são do Elias Lacerda.

O afogamento aconteceu nas proximidades da cerâmica Barro Forte e o corpo foi encontrado por populares boiando nas margens do rio, em frente ao Shopping Cocais.
Funcionários do Instituto de Medicina Legal estiveram no local para recolher o corpo. A Polícia Militar e Civil também forma acionadas.
O soldado do exército morava em Timon, no Planalto Boa Esperança, e deixa a esposa grávida.

 fonte 180graus.com

Pagamento da cota única do IPVA com 15% de desconto é prorrogado

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com
A Secretaria de Fazenda do Piauí prorrogou o pagamento da cota única do IPVA com 15% de desconto. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (31), agora segue até 07 de fevereiro. O desconto é válido para veículos de todos os finais de placa. O boleto pode ser impresso tanto no site do Detran como no site da Sefaz.
O Detran também prorrogou para o dia 7, o pagamento do licenciamento para veículos com placa final 1. “Alguns contribuintes estão tendo dificuldade para imprimir o boleto, por isso demos mais esse prazo para que ninguém perca essa oportunidade”, informou o superintendente da Receita, Emílio Junior.
A partir do dia 8 de fevereiro, quem optar por pagar o IPVA em cota única terá um desconto de 10%. Em março, o contribuinte ainda terá desconto no pagamento integral, só que agora com o abatimento de 5%.
Pagamento em 3 cotas
Ainda segundo o novo calendário, o pagamento do IPVA pode ser feito também em 3 cotas, só que sem desconto. O vencimento da 1ª cota acontece no dia 31 de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio, último dia útil do mês.

fonte cidadeverde.com

Firmino fixa passagem de ônibus em R$ 4 a inteira e reajuste entra em vigor na segunda



O prefeito Firmino Filho assinou nesta sexta-feira (31) o decreto que definiu o novo valor da tarifa de ônibus em Teresina. A passagem inteira será R$ 4,00 e a estudantil, de R$ 1,35. O reajuste foi de 3,89%, índice abaixo da inflação, que ficou em 4,31%, e menor que o valor da planilha apresentada ao Conselho Municipal de Transporte. Os novos valores passam a vigorar a partir da segunda-feira, 3 de fevereiro. 
 
O decreto ressalta que o reajuste foi necessário para manter o equilíbrio do sistema de transporte coletivo. Em reunião realizada esta semana, o Conselho de Transporte havia analisado o estudo tarifário do transporte público, que apontou a necessidade de um reajuste no percentual de 9,59%, o que elevaria o valor da passagem inteira para R$ 4,22, e para R$ 1,40 a de estudante.
 
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Weldon Bandeira, explica que o valor da tarifa do transporte coletivo em Teresina poderia ser menor se houvesse, por parte do Governo do Estado, a isenção do ICMS sobre os combustíveis e do IPVA sobre os veículos. 
 
"A passagem poderia ser algo em torno de R$ 3,60 se acontecesse o mesmo que em outros lugares, onde existe a isenção de ICMS, que aqui é de cerca de 31%. Os custos dos combustíveis representam cerca de 25% do preço da tarifa. Em Teresina, os valores com mão de obra, juntamente com os encargos, compõem cerca de 50% do preço da tarifa. Em outras cidades, esse custo está, em média, em torno de 38%”, afirmou Weldon.
 
Ele informa que, em 2019, a Prefeitura de Teresina subsidiou o custo do sistema com aproximadamente R$ 8,2 milhões. “Lembramos que os estudantes presentam 26,77% do total de pagantes e ainda têm a gratuidade,  que é de 15,29%”, acrescentou.
 
Os dados do parecer técnico apresentados ao Conselho Municipal de Transporte de Teresina especificam a inflação acumulada no ano, que foi de 4,31%, INPC de 4,48% e a variação do preço do litro do diesel acumulado em 2019, que foi de 10,56%.  Além desses índices que entram nos custos da planilha, tem sido verificada uma queda de cerca de 10% na quantidade de passageiros no sistema.

fonte cidadeverde.com

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Teresina em Ação terá banheiro móvel para moradores em situação de rua



A primeira edição do Teresina em Ação de 2020 vai acontecer neste sábado (01), na Praça Rita de Cássia, no Bairro Vale do Gavião, das 8h às 13h. Serão ofertados à população mais de 170 serviços gratuitos e um dos destaques dessa edição será o “Banho móvel” para moradores em situação de rua.
Pela primeira vez o projeto vai oferecer o serviço “Banho Móvel”, componente do Projeto Atenda na Rua, da Fundação Municipal de Saúde. O carro adaptado com dois chuveiros, que permite cerca de 20 banhos, estará disponível para que pessoas em situação de rua possam contar com serviços de higiene. A FMS terá ainda a equipe de saúde “Consultório na Rua” com profissionais como médicos, enfermeiros e assistentes sociais esclarecendo dúvidas e realizando teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, além da escuta, orientações sociais e atendimento psicológico.
Outra novidade dessa edição será a realização de cadastro para o Teresina Transforma, projeto criado para promover ações de solidariedade e voluntariado. Através da plataforma online, a população pode conhecer instituições e iniciativas que precisam de ajuda. Lançado pela PMT, em dezembro de 2019, contempla ações de combate à pobreza, igualdade de gênero, proteção animal e saúde. Durante o Teresina em Ação será possível contar com equipes e instrumentos para cadastro na plataforma digital. As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato através do e-mail teresinatransforma@gmail.com.
Essa edição contará ainda com a Equatorial Energia Piauí, como novo parceiro, com serviços de ligação nova, transferência de titularidade, mudança de medidor de local, cadastro de tarifa social e com balcão de informações para esclarecer dúvidas.
Entre os serviços ofertados será possível realizar também a emissão do RG, agendamento para emissão da Carteira de Trabalho, solicitação da 2º via da certidão de óbito, agendamento e orientações do passe livre do idoso e da pessoa com deficiência, além de serviços nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, cultura e lazer. Terá serviços da Justiça Itinerante, Defensoria Pública, Junta Militar, Secretaria de Segurança Pública, Divulgação e orientação dos serviços do CREAS, informações acerca do Serviço Família Acolhedora Partilhando Cuidado e orientações sobre os serviços de residências inclusivas e Centro de Microcefalia.
O Teresina em Ação é uma parceria da Prefeitura de Teresina, através da Semcaspi, com a TV Clube. A população pode entrar em contato com a Gerência de Políticas Integradas da Semcaspi por meio do telefone (86) 3131-4714 para realizar um Teresina em Ação no seu bairro.

fonte pmt.pi.gov.br

Operação Janeiro Seguro na área do 13º BPM



Ontem (29), a Operação Janeiro Seguro teve continuidade na área do 13º Batalhão, onde foram empregadas viaturas dos Comandos de Policiamento Metropolitano I e II, do 13º BPM, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Motos e viaturas da Força Tática da Secretaria de Segurança Pública. 

Foto_30012020_100106
Das 15h às 21h, foram realizadas blitz e saturação com abordagens a veículos e pessoas, que resultou na apreensão de armas e drogas. 



















fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Nota de Pesar: SGT PM Raimundo Marques da Cruz



É com profundo pesar que a Polícia Militar do Piauí informa o falecimento do 3º SGT PM Raimundo Marques da Cruz, 57 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (30/01/2020). Ele ingressou na instituição em 1985, trabalhou durante 35 anos na PMPI e, atualmente, estava lotado na 3ª Companhia do Batalhão de Guardas.

A corporação solidariza-se ao sentimento dos familiares e amigos, roga a Deus que conforte os vossos corações e amenize a dor decorrente de tão significativa e irreparável perda. 

O velório ocorre no Memorial São José, em Timon-MA. O sepultamento será amanhã (31) às 11h no Cemitério do Buenos Aires

fonte http://www.pm.pi.gov.br


Homem é procurado pela PM após agredir a própria mãe de 62 anos no PI

O comandante do GPM, sargento Ozires, confirmou que esta não foi a primeira vez que o Eduardo agrediu a aposentada, mas a família não formulava denúncia.

Um homem identificado por Eduardo Charles da Silva, de 28 anos, está sendo procurado pela Polícia Militar de Assunção do Piauí. Ele é suspeito de ter agredido a própria mãe, Maria das Dores Silva, uma idosa de 62 anos de idade. De acordo com as informações,  o crime aconteceu na noite da ultima terça-feira (28).
O acusado foi visto em uma localidade da zona rural do município e a polícia está em diligências para efetuar sua prisão. 
Reprodução
Segundo as informações, o suspeito mora a mãe. O comandante do GPM, sargento Ozires, confirmou que esta não foi a primeira vez que o Eduardo agrediu a aposentada, mas a família não formulava denúncia.
“A informação que temos é que ele sempre que consome bebida alcoólica chega a casa e quebra tudo, chegando a agredir as pessoas” disse o policial.

fonte www.meionorte.com

Acidente envolvendo micro-ônibus e carro deixa três feridos em Piripiri



Todas as vítimas do acidente foram encaminhadas ao Hospital Regional de Piripiri.


Um acidente entre um carro de passeio e micro-ônibus deixou pelo menos cinco pessoas feridas no KM 176 da BR-343 na madrugada desta quarta-feira (29). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a batida foi na região de Piripiri, por volta das 03h30.
Foto: Divulgação PRF
De acordo com a PRF, um homem de 40 anos, que não teve a identidade revelada, conduzia uma Saveiro quando colidiu na lateral do micro-ônibus. No transporte, estavam um outro homem de 35 anos, que saiu ileso do acidente, um idoso de 78 anos, uma mulher e outra pessoa ainda não identificada que tiveram ferimentos leves.
Ainda segundo a polícia, ficou constatado que o acidente foi provocado devido à falta de atenção do condutor da Saveiro.
As equipes de emergências da PRF e do Corpo de Bombeiros foram ao local. Todas as vítimas do acidente foram encaminhadas ao Hospital Regional de Piripiri. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

fonte www.portalodia.com

Suspeito de matar vigilante é preso ao procurar atendimento médico

Foto: Josiane Sousa/TV Cidade Verde
Foi preso nesta quinta-feira (30) o suspeito de assassinar com um tiro no peito o vigilante identificado como Francisco Alves de Carvalho, 56 anos, morto durante um latrocínio no bairro Parque Alvorada na zona Norte de Teresina. O suspeito, de identidade não revelada buscava atendimento médico em um hospital no momento em que foi detido por policiais militares.
O suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes e em seguida ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) que investiga o crime.  O latrocínio ocorreu no início da manhã de terça-feira (28).
Segundo o advogado do suspeito, não há um mandado de prisão expedido para a prisão, que já não pode mais ser considerada como flagrante. O advogado conversou com a equipe de reportagem da TV Cidade Verde e informou que havia informado à polícia que seu cliente era suspeito do latrocínio e precisava ir ao hospital por conta de um ferimento.
A prisão foi realizada pela Força Tarefa da Secretaria de Segurança em ação integrada com 9° Batalhão da Polícia Militar. 
Segundo a polícia, no momento do crime, o vigilante trabalhava usando um facão e teria utilizado a arma para reagir ao assalto.

fonte cidadeverde.com

Piauí Procon realiza fiscalização em postos de combustíveis de Teresina

De acordo com o Procon, a intenção dos órgãos é garantir que os consumidores de Teresina comprem um combustível de qualidade.

Nesta quinta-feira (30) agentes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) e da Agência Nacional de Petróleo (ANOP), finalizam a segunda fase da operação de fiscalização em postos de combustíveis de Teresina, no qual foram vistoriados 18 postos em todas as zonas da capital.
  • Foto: Divulgação/MPPIProcon, IMEPI e ANP realizam nova fiscalização em postos de TeresinaProcon, IMEPI e ANP realizam nova fiscalização em postos de Teresina
Segundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidades nos estabelecimentos visitados, o que na avaliação da equipe, é o resultado da primeira operação realizada em dezembro do ano passado.
De acordo com o Procon, a intenção dos órgãos é garantir que os consumidores de Teresina comprem um combustível de qualidade.
A fiscalização da qualidade do combustível é foco do projeto do Procon no âmbito do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA 2020/2021). Dentro do projeto, o Ministério Público do Piauí (MPPI) realizará o diagnóstico da qualidade do combustível nos postos da capital e do interior por regional, segundo mapa estratégico do MPPI. Além disso, o Procon pretende celebrar acordo de cooperação técnica com a ANP para capacitar agentes fiscais e profissional químico e elaborar guia de rotinas administrativas na área de combustível.
  • Foto: Divulgação/MPPISegundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidadesSegundo informações dos fiscais do Procon, não foram encontradas grandes irregularidades
 O Ministério Público disponibiliza vários canais para receber denúncia de consumidores sobre combustível. O cidadão pode ir direto à sede da coordenação estadual do Procon, que fica na Avenida Lindolfo Monteiro, n° 911, Bairro de Fátima ou encaminhar denúncia pelo e-mail: proconthe@mppi.mp.br; pode, ainda, entrar em contato com a Ouvidoria do MP, através do número 127 ou registrar no aplicativo MPPI Cidadão.   

fonte www.viagora.com.br

Aprovados em concurso iniciam acampamento em frente ao Palácio de Karnak

Um grupo de aprovados classificados do concurso para agentes penitenciários do Piauí iniciou uma manifestação em frente ao Palácio de Karnak,  nesta quinta-feira (30/01). A categoria pretende iniciar um acampamento dia e noite, por prazo indeterminado caso o Governo não receba os manifestantes em audiência e reveja a convocação dos aprovados para o curso de formação.  

Segundo  os concursados,  o certame para agente penitenciário foi realizado ainda em 2016 e ofertava  400 vagas, mas apenas 316 foram aprovados. Destes 316, somente 150 fizeram o curso de formação, e 166 ainda aguardam o curso. 
"Somos aprovados e classificados no concurso de 2016,  com previsão na Lei Orçamentária de 2015,  o certame  ofertava 400 vagas, mas foram aprovados apenas 316 candidatos. Desses 316, somente 150 fizeram o curso de formação e  166  ainda aguarda a curso, porém o governo convocou somente 75. Agora  estamos aqui com o objetivo de obter uma audiência com o governador para pedir que ele reveja o número de 75 e convoque todos os 166 aprovados para o curso de formação, afirma Carla Lorena Silva Lima, uma das aprovadas que aguarda convocação", disse.
Ainda segundo a manifestante, esse número de 166 de candidatos que aguardam a convocação do Governo reduziu em decorrência da demora do concurso.


"Diante desse universo de 166,  esse número de candidatos que esperam para serem convocados reduziu, pois alguns já desistiram,  passaram em outros concursos e seguiram outra carreira".
Carla  Lorena ainda argumenta dizendo que o sistema prisional do Piauí há  necessidade de agentes penitenciários visto que o número de internos dobrou, a cadeia pública de Altos, recém inaugurada,  e  Esperantina não estão funcionando em sua totalidade devido a ausência de efetivo suficiente, além de haver mais de 180 pedidos de aposentadorias.
A prova do concurso para agente penitenciário do Piauí foi realizada, em 2016. Devido a  descoberta de fraudes, no qual quatro pessoas foram flagradas com o gabarito da prova durante a aplicação da mesma, as provas foram anuladas e realizadas novamente em 2017. A validade, que se encerraria em 2019,  foi prorrogada para outubro de 2021.

Segundo o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe), organizadora do concurso um total de 7.832 candidatos inscritos disputaram as vagas. Além disso, 7.700 pessoas se inscreveram na ampla concorrência, disputando 360 vagas; e 132 disputaram 40 vagas para pessoas com deficiência.
A manifestação  tem o apoio do Sindicato dos Policiais  Penais do Estado Piauí(Sinpoljuspi). O Governo do Estado ainda não divulgou a convocação dos 75 aprovados para o curso de formação no Diário Oficial da União.
Curso de Formação 
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) iniciará, no dia 2 de março, o Curso de Formação de 75 aprovados no último concurso para o cargo de Agente Penitenciário, hoje chamado de Policial Penal. As matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, na sede da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), no horário de 8h às 12h.
No ato da matrícula, os aprovados deverão levar os seguintes documentos: cadastro de pessoa física, documento de identidade, duas fotos 3×4, comprovante de endereço, PIS/Pasep/NIT com ano de expedição e declaração optando ou não pela bolsa do curso de formação. A Academia de Formação Penitenciária (Acadepen) fica localizada na rua Barroso, 732, Centro.

Fonte: 180graus.com/Com informações da assessoria