segunda-feira, 4 de maio de 2020

Concessionária leva água tratada a comunidades de Teresina recém-regularizadas



Um exemplo é a Vila Nova Conquista, onde a rede de abastecimento chegará para cerca de 600 famílias.
Ciente da importância da água tratada na prevenção ao coronavírus, a concessionária Águas de Teresina dá sequência ao plano de implantação da rede de distribuição em áreas recém-regularizadas na cidade de Teresina. Na Vila Nova Conquista, na zona leste da capital, os trabalhos já iniciaram e vão beneficiar aproximadamente 600 famílias que vivem na comunidade. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões.
Para quem chegou ainda no início da ocupação e acompanhou todo o processo até a vila se consolidar como área regular, o momento agora é de grande expectativa para que a água possa chegar às torneiras sem desperdício e com a qualidade garantida. Hoje, as famílias têm o abastecimento por meio de redes irregulares que, por onde passam, vão deixando vazamentos.
“Já são nove anos da Vila Nova Conquista e agora podemos comemorar essa vitória que é poder ter a nossa rede de abastecimento regular. Vamos poder andar de cabeças erguidas porque ninguém gosta de usar água de forma irregular. A expectativa é grande e a obra chega no momento ideal para nós”, fala Nazaré Pereira da Silva, moradora da vila e presidente da associação de moradores.
Serão implantados quase oito quilômetros de tubulação na Vila Nova Conquista e também os hidrômetros nas residências. Com isso, cada família poderá acompanhar o registro do consumo e evitar o uso desordenado da água.
Outras áreas beneficiadas
Mais de 28 mil teresinenses passaram a contar pela primeira vez com água tratada nas torneiras.  A Águas de Teresina implantou rede de água em ocupações consolidadas como Dilma Rousseff, Parque Vitória, Vila Leonel Brizola, Parque Eliane, Vila Nova Esperança, Padre Humberto, Terra Prometida e Dandara dos Cocais.
“Seguimos confiantes porque entendemos o impacto positivo das nossas ações na vida da população. Vamos continuar com a implantação de rede na medida que novas áreas forem regularizadas e a estimativa é que o número de pessoas atendidas nessas comunidades chegue a 35 mil moradores”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.
O atendimento a essas famílias é um dos marcos nas ações desempenhadas pela Águas de Teresina. A iniciativa conferiu à Aegea o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização da Nações Unidas (ONU).
Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, construção e revitalização de reservatórios, sistema de bombeamento, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

fonte www.pi.gov.br