quarta-feira, 27 de maio de 2020

MPPI, COSEMS e gestores municipais de saúde do litoral e região Norte discutem a estrutura da rede atenção à Covid-19

Pessoas reunidas em videoconferência

Promotores de Justiça reuniram-se na tarde de terça-feira (26) com os secretários de saúde dos municípios da planície litorânea do Piauí. A videoconferência contou com a participação das autoridades de saúde dos municípios de Parnaíba, Luís, Correia, Ilha Grande, Bom Princípio, Cocal, Caxingó, Caraúbas, apoiadoras técnicas do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS) e diretor do Hospital Regional de Parnaíba (HEDA). O objetivo desses encontros de trabalho é acompanhar as ações e conhecer as estratégias que estão em desenvolvimento para conter a disseminação do novo coronavírus e oferecer tratamento às pessoas com a doença.

 

Dentre os assuntos discutidos destaca-se a atual capacidade de atendimento da rede hospitalar de Parnaíba, o fluxo de atendimento da população dos municípios e a habilitação de leitos nos hospitais de Luís Correia e Buriti dos Lopes.

 

A secretária de saúde de Parnaíba, Rejane Moreira, explicou que as 44 Unidades Básicas de Saúde do município estão fazendo a notificação dos casos de pessoas com o novo coronavírus. Essas unidades estão localizadas na zona Rural e Urbana do município. A gestora também declarou que em cinco dessas unidades foram disponibilizadas linhas telefônicas com números gratuitos para facilitar o contato entre a população e a gestão municipal de saúde. Rejane Moreira também informou que está ultimando compras de insumos e medicamentos para possibilitar as internações em leitos clínicos no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima que, somente, está funcionando a parte de ambulatório e laboratório para atender pacientes com covid-19. Também, aguarda a chegada de respiradores para implantação de 10 leitos de UTI.

 

O hospital Nossa Senhora de Fátima será gerenciado pelo Instituto Práxis e receberá apenas pacientes com o novo coronavírus, encaminhados pelas UBS e pelos demais pontos de atenção.

 

Pessoas reunidas em videoconferencia

 

No litoral, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) foi escolhido pela SESAPI como referência para os atendimentos de maior complexidade dos municípios de planície litorânea. Atualmente, a unidade tem 53 leitos, entre 37 clínicos e 16 de UTI, para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus. O diretor-geral do HEDA, José Júnior, relatou sobre que as alternativas encontradas para expandir a capacidade. Segundo o gestor, o hospital já está próximo de atingir sua capacidade máxima de atendimento. Informou sobre a adequação do prédio onde funcionava a clínica Promedica, cedido ao HEDA e que está sendo preparado para funcionar como anexo do hospital, recebendo indivíduos com a covid-19, restando pendente a contratação de recursos humanos.

A coordenadora do CAODS realçou a necessidade de integração entre a gestão do HEDA e do município de Parnaíba para minibar os danos da pandemia.

 

Os promotores integrantes do GT fizeram diversos questionamentos e, ficou acertado que a secretária de saúde de Parnaíba e o diretor do HEDA encaminharão, em 48h, ao Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas as informações sobre o processo de contratação do hospital de campanha e qual a necessidade de pessoal para o funcionamento da Promedica que funcionará como um anexo do HEDA, bem como, qual a data para o funcionamento pleno dos dois serviços.
Ficou previamente agendada nova reunião para o dia 8/6, às 15h.

 

Participaram da reunião os promotores de Justiça Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS); Francineide Sousa; Cristiano Peixoto; Antenor Filgueiras; Fernando Soares; Túlio Mendes; Galeno Aristóteles e Jorge Pessoa.

 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI