Por meio de um vídeo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, confirmou que os cobradores e motoristas de ônibus irão entrar em greve a partir desta sexta-feira (15).
De acordo com o presidente do Sintetro, a categoria vinha mantendo o diálogo com as empresas de ônibus desde o mês de março, porém não chegaram a um acordo.
Ele relata que as empresas estão obrigando os funcionários a assinarem contratos de demissões em massa.
“A necessidade de parar é porque o sindicato está negociando desde março com as empresas para tentar garantir uma renda mínima com o trabalhador e emprego. E o que as empresas estão fazendo? Obrigando os trabalhadores a fazerem acordos de demissões em massa em que o trabalhador tem que abrir mão da multa rescisória, aviso prévio e ainda receber seus direitos em 10 vezes. Quando o trabalhador não aceita, a empresa faz a consignação do que ela acha que deve ao trabalhador”, explica Fernando Feijão.
Ainda segundo o presidente do sindicato, as empresas de ônibus não estão fornecendo condições mínimas de proteção para os funcionários em meio a pandemia.
“Na sexta-feira, a partir de zero hora, o sistema de transporte público, os 30% que têm, vão parar. Esperamos ainda que haja alguma negociação, se não houver, infelizmente, o trabalhador não aguenta mais ser massacrado dessa forma e ser colocado à margem de tudo”, finalizou o presidente do Sintetro.
Confira o vídeo