A ida de Hélio Isaías para o secretariado do governador Wellington Dias (PT) faz parte de uma engenharia política que tem como objetivo evitar a saída de suplentes da Assembleia Legislativa
O deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) assumiu o comando da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). O parlamentar substitui Manoel Gustavo Aquino, seu indicado, que estava no comando da pasta desde o início do ano passado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do último dia 09, divulgado pelo governo na tarde de ontem (11).
A ida de Hélio Isaías para o secretariado do governador Wellington Dias (PT) faz parte de uma engenharia política que tem como objetivo evitar a saída de suplentes da Assembleia Legislativa. O maior beneficiado é Paulo Martins (PT), que deixaria a Casa após o retorno do deputado estadual Fábio Novo (PT), que saiu da secretaria de Cultura e voltou ao legislativo para disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições de 2020.
Com a posse do novo Secretário de Transportes, a Assembleia Legislativa continua com seis suplentes empossados. Além de Paulo Martins, também estão nesta condição: Warton Lacerda (PT), Ziza Carvalho (PT), Magalhães (PT), Belê Medeiros (Progressistas) e Elisangela Moura (PC do B).
Deputado Hélio Isaías (Foto: Arquivo O Dia)
A Setrans
No comando da Secretaria estadual de Transportes, Hélio Isaías será responsável pela definição e a promoção da política de transportes do Estado do Piauí e assessoramento técnico aos municípios. Além disso, a secretaria também contribui para o desenvolvimento da infra-estrutura de transportes do Estado. É a Secretaria Estadual de Transportes que deve planejar, regular, controlar, fiscalizar, conceder, permitir ou autorizar a exploração de serviços de transportes coletivos intermunicipais e a utilização das faixas de domínio das rodovias estaduais e federais delegadas ao Piauí.
Filha de Júlio César assume Secretaria de Agronegócio e Carlos Anchieta passa a comandar a Cultura
As secretarias Agronegócio, Cultura e Segurança Pública também passam a ser administradas por novos gestores, após a saída dos titulares, que irão disputar a prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. As mudanças foram publicadas pelo governador Wellington Dias(PT) no Diário Oficial do Estado.
A secretaria de Agronegócio passa a ser comandada por Julianna Lima, filha do deputado federal Júlio César e irmã do deputado estadual Georgiano Neto. Ela substitui Simone Pereira, que será a candidata do PSD à Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano
Já a Secretaria de Cultura passa a ser comandada por Carlos Anchieta, que substitui Fábio Novo, que também deixou o cargo para disputar a Prefeitura de Teresina. Anchieta já fazia parte da equipe da Secult, sendo apontado como o principal auxiliar de Fábio Novo na atual gestão.
Na Secretaria de Segurança Pública o novo gestor é o coronel Rubens Pereira, que ocupa a vaga deixada pelo deputado federal Fábio Abreu. Esta é a terceira vez que o militar da reserva assume o comando da pasta desde 2015. Em todas as oportunidades, ele substituiu Fábio Abreu.