sexta-feira, 5 de junho de 2020

STF fecha clínicas em Teresina e sindicato pede ajuda a governador

Representantes do Sindicato das Clínicas e Laboratórios se reuniram com Wellington Dias para pedir a reabertura dos estabelecimentos de saúde no Estado a partir de segunda (08).


Foto: O Dia
Representantes do Sindicato das Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Piauí (Sindhospi) se reuniram ontem (04) com o governador Wellington Dias (PT) para pedir pela reabertura dos estabelecimentos de saúde de atendimento ambulatorial em todo o Piauí. A categoria já havia conseguido na justiça a autorização para funcionar sem restrição de horário em Teresina, mas a decisão do TJPI foi derrubada liminarmente pelo STF nesta quinta (04), mantendo o funcionamento restrito.

Em conversa com a reportagem de O portal, o procurador jurídico do Sindhospi, Thiago Brandim, explicou que as clínicas já seguem a um rígido protocolo de segurança e que foi o primeiro setor a paralisar suas atividades de forma voluntária quando do início da quarentena no Piauí. Brandim lembra que as clínicas e laboratórios de análises são considerados serviços essenciais na prestação de atendimento médico e servem de retaguarda para a não sobrecarga do sistema de saúde público.

“É imprescindível esse retorno, haja visto que as demais chagas da população continuam a se agravar e se elas se agravarem realmente, a população irá procurar apenas os hospitais gerais, que hoje, efetivamente, é quem está funcionando. E esses hospitais, como todos sabem, estão voltados para o trato da covid-19”, pontuou o representante do Sindhospi.

Ainda segundo Brandim, o governador Wellington Dias se mostrou sensível aos apelos da categoria e chegou a mencionar que vai discutir a retomada do funcionamento de clínicas e laboratórios de análises a partir da próxima segunda-feira (08). Vale lembrar que o Estado já está com um protocolo de reabertura das atividades econômicas pronto para ser colocado em prática.

Ainda ontem, o próprio governador Wellington Dias chegou a comemorar a queda no índice de contaminação da covid-19 no Piauí e, embora o Estado tenha fechado o dia com 653 novos casos da doença registrados e mais 15 óbitos decorrentes do coronavírus, até o momento, o governo não anunciou nenhuma medida que demonstre um recuo na retomada das atividades. 

Desde o início de maio que o Piauí vem adotando um sistema de lockdown parcial, fechando até setores essenciais como mercados, padarias e feiras nos domingos e restringindo a venda de bebida alcoólica nos finais de semana. Importante ressaltar também que a prorrogação do decreto de quarentena, anunciada pelo Governo do Piauí no dia 20 de março, se encerra já no próximo domingo (07).

fonte www.portalodia.com