O Gacep/MPPI (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial) promoveu, na manhã dessa segunda-feira (25), audiência extrajudicial com representantes do Governo do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, para discutir as providências adotadas sobre o andamento do concurso público anunciado, e verificar as ações de implantação de uma unidade de corporação do município de Bom Jesus.

Após as discussões da reunião de hoje, foi fixado o prazo de 60 dias para que o Corpo de Bombeiros procure um prédio na cidade que possa abrigar a sede do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.


Sobre o concurso público para o quadro de bombeiros, o chefe de gabinete do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. José Veloso, disse que a previsão é que o edital do concurso seja lançado no prazo de 60 dias. O representante da Procuradoria-Geral do Estado afirmou que o órgão levará à governadora do Estado uma orientação no sentido de que o edital preveja um cadastro-reserva com 100 vagas, considerando que não haveria um ônus financeiro.

A audiência foi presidida pelos promotores de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Gacep/MPPI, e Maurício Verdejo, que responde pela 1ª PJ de Bom Jesus. Participaram da reunião de trabalho o superintendente do Tesouro do Estado, Ricjardeson Dias, o diretor da Unidade de Gestão Financeira da Secretaria da Fazenda do Piauí – SEFAZ/PI, Cristiano Oliveira, o chefe de Gabinete do Comando – Geral do CBM, José Veloso Soares, o auditor do controle externo do Setor de Admissão do Tribunal de Contas do Estado, Artur Cunha, o assessor técnico – chefe de Gabinete da Secretaria de Governo – SEGOV, Francisco Martins, e o procurador do Estado do Piauí Caio Souza.

Uma nova audiência será realizada no final no dia 29 de agosto para acompanhar as providências adotadas pelos gestores do Corpo de Bombeiros e do Estado.