terça-feira, 26 de setembro de 2023

Projeto de combate à violência doméstica vence ‘Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral’

 O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida Sousa, participou em Brasília da premiação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao projeto “Justiça e Informação: Violência contra Mulher, Não!”, vencedor do ‘Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral’, na Modalidade Magistrados, desenvolvido pelo juiz Silvio Valois Cruz Junior, da Comarca de Monsenhor Gil. O projeto foi realizado em parceria com a Corregedoria Geral do Estado do Piauí (CGJ-PI), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPI–CEVID e com prefeituras municipais.

 

Comitiva do TJ-PI participou da solenidade no pleno do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília

“É uma satisfação prestigiar o juiz Sílvio Valois, que com sua equipe fez um excelente trabalho no Piauí fomentando o combate aos crimes violentos cometidos contra mulher, e ganhou o prêmio Viviane Vieira do Amaral. Assim, o tribunal do Piauí demonstra que está conectado com as necessidades da sociedade e com as diretrizes do CNJ. É, portanto, uma grande conquista para o TJ-PI. A ideia é que este projeto possa ser replicado em todo o estado do Piauí”, afirma o desembargador Hilo de Almeida Sousa.

 

Para o magistrado Sílvio Valois, é uma satisfação está no CNJ para receber este prêmio, que reconhece o trabalho feito na comarca de Monsenhor Gil. “Durante sua execução, conversamos com mulheres vitimas de violência doméstica e familiar, com homens autores de violência e também fomos às escolas, para orientar os alunos para que possam reconhecer, em seus lares, situações de violência doméstica. Estamos muito felizes”.

 

Premiação contou com a presença de representantes dos setores do TJ-PI envolvidos com as ações desenvolvidas

 

Leina Mônica, Assistente Social da Coordenadoria da Mulher TJ-PI, destaca que é muito prazeroso para todos que fazem a Coordenadoria está presenciando esta conquista do magistrado Silvio Valois. “Vale ressaltar a importância dos parceiros do projeto, inclusive, a CEVID, que dentre suas atribuições tem o papel de assessorar magistrados e equipes multidisciplinares que queiram desenvolver ações de enfrentamento à violência contra mulher em suas comarcas. Estamos à disposição para expandir o projeto para as demais unidades por todo o estado”.

 

A premiação, que celebra iniciativas inovadoras no campo da Justiça e do Direito, destacou a importância do projeto liderado pelo magistrado piauiense que visa conscientizar a sociedade dos municípios de Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão sobre a prevenção e combate à violência de gênero.

 

Palestras educacionais promovidas pelo projeto nos municípios de Monsenhor Gil, Miguel Leão e Curralinhos

O PRÊMIO
O Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral é uma iniciativa do CNJ destinada a premiar e a dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. Constitui objetivo do prêmio, ainda, conscientizar os integrantes do Judiciário quanto à necessidade de permanente vigília para o enfrentamento desse crescente tipo de violência.

 

Criada pela Resolução CNJ n. 377/2021, a premiação reverencia a memória da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio praticado, em dezembro de 2020, pelo ex-marido.

fonte www.tjpi.jus.br