Dentre os 17 presos na manhã desta quinta-feira (14/12), durante operação deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, está Valdeci da Silva Lima, o Brizola. Ele é investigado desde quando o DRACO ainda era o antigo GRECO, suspeito de receptar cargas de produtos roubados e de chefiar uma facção criminosa na Zona Norte de Teresina.
A prisão de Brizola seria um trunfo para as investigações envolvendo as facções criminosas que para se ter dimensão do que ele representa, em julho de 2022 o homem sofreu um atentado a bala dentro do próprio comércio situado no bairro Monte Verde. Seus desafetos não tiveram êxito em matá-lo, mas o mandaram para o hospital em estado grave.
Um mês depois, os rivais de Brizola invadiram um hospital particular onde ele estava se tratando dos tiros para tentar terminar o serviço, porém só encontraram a sala vazia.
Horas antes da invasão, Brizola havia deixado a unidade tendo assinado termo de responsabilidade, uma vez que saía do hospital ainda em estado grave. De lá pra cá mais de um ano se passou e hoje as equipes da 3° Delegacia Seccional, com apoio do DRACO e PM-PI conseguiram prendê-lo em uma casa de luxo. Nas filmagens da batida policial é possível ver um veículo Audi na garagem do criminoso. Só o carro é avaliado em R$ 280 mil.
"São 23 mandados que estamos perseguindo, até então temos 17 presos, todos eram investigados por tráfico de drogas, interceptação, roubo, organização criminosa. O impacto poderoso que a Polícia dá no enfrentamento à criminalidade, destacadamente na criminalidade violenta, principalmente porque os presos, muitos são envolvidos com a fabricação de armas e com o comando das duas facções que atuam em Teresina", explicou o delegado Samuel Silveira.
fonte 180graus.com