A Fundação Municipal de Saúde e o Ministério Público do Piauí assinaram hoje (25) um convênio para o projeto “Juntos Renovando Vidas”, parceria que também conta com diversas instituições unidas para levar qualificação aos usuários do CAPS AD, visando sua reintrodução no mercado de trabalho.
O evento aconteceu na sede do Ministério Público Estadual. “Com esta parceria, serão ofertadas 30 vagas de cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Sistema S, para os pacientes atendidos pelo CAPS AD, que é voltado para pessoas com problemas com álcool e drogas”, explicou o presidente da FMS, Ítalo Costa.
O projeto “Juntos Renovando Vidas” objetiva fomentar a integração das redes de atenção à saúde para promover a reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas. Ele trabalha com parcerias para melhorar a resolução da reabilitação psicossocial, enfatizando que a dependência química é uma doença crônica que necessita de abordagem multifatorial para promover uma mudança de vida.
O primeiro curso a ser ofertado é o profissionalizante na área de panificação. “Vale lembrar que o projeto é próprio para as pessoas com dependência químicas que estão em tratamento”, ressalta a gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho. “As instituições parceiras abrem as vagas de curso para eles e, consequentemente poderão ser gerados empregos, o que contribui para a recuperação financeira e ressocialização”, comenta.