Nesta quinta-feira (11), a comitiva do Registre-se, programa criado pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ e desenvolvido no Piauí pela Corregedoria do Foro Extrajudicial piauiense, realizou um encontro institucional com a Associação dos Povos Indígenas de Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco, a 154 km de Teresina, acerca da II Semana Nacional de Identificação – Registre-se. Na ocasião, foi oficializada a participação dos povos indígenas da região ao evento, que ocorre de 13 a 17 de maio, no Complexo Cultural do Teatro 4 de Setembro, na capital.
De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a ideia é realizar, durante a semana nacional, duas jornadas de atendimentos na região de Lagoa de São Francisco, em concomitância aos atendimentos realizados em Teresina, visando ofertar os serviços a um maior número de pessoas.
“O Registre-se é uma iniciativa do Judiciário que busca, através da promoção de certidões e documentações fundamentais ao exercício da cidadania, fornecer a garantia dos direitos fundamentais à sociedade, em especial, às populações em situação de vulnerabilidade social. Nesta segunda edição do programa aqui em Teresina, estamos viabilizando formas de chegarmos à população institucionalizada da capital, para efetivarmos esses serviços às pessoas privadas de liberdade, bem como à população dos povos originários de Lagoa de São Francisco, que também receberão os atendimentos nos dias 15 e 16 de maio. Esta será, com certeza, uma grande festa de cidadania a todos e todas”, afirma a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão.
Ainda durante o encontro institucional, a presidente da Associação dos Povos Indígenas de Nazaré, Gardenia dos Santos Nascimento, agradeceu e celebrou a parceria que trará grandes benefícios à população da região.