Crime aconteceu na noite desta quinta-feira (11), na zona Sul de Teresina
Cinco pessoas, ainda não identificadas, foram presas suspeitas de participação no assassinato de Francisco Eduardo Guimarães Santos e sua filha de apenas 4 anos, Ana Heloise Guimarães, nesta sexta-feira (12) no conjunto Parque Vitória, na zona Sul de Teresina. Além deles, um adolescente também foi apreendido. O crime ocorreu na noite dessa quinta-feira (11).
O responsável por efetuar os disparos, identificado apenas como Gabriel, ainda está sendo procurado pela polícia. As prisões ocorreram na zona Sul de Teresina e em Demerval Lobão. Uma mega operação foi montada pelas Polícias Civil e Militar na tentativa de localizar e prender, o mais rápido possível, os criminosos. O caso chocou moradores da capital, principalmente pelo fato da criança, de apenas 4 anos, ter sido executada na ação.
"Os levantamentos foram feitos e alguns indivíduos já estão identificados. Tanto a vítima, como a esposa, a irmã e um vizinho estavam bebendo e resolveram comprar mais cervejas. A mulher saiu com a irmã e vizinho, e deixou ele em casa com a criança. Quando saíram, já encontraram os criminosos, que efetuaram disparos. Eles quebraram o portão, arrebentaram o cadeado, arrombaram a porta e adentraram. A vítima estava armada, trocou disparos com eles. Os indivíduos entraram, mataram ele, que tentou correr, mas foi alcançado. A criança estava sentada numa cama e foi atingida por três disparos, foi socorrida, mas veio a óbito. É muito importante destacar que foram muitos tiros efetuados dentro de casa", relatou o delegado Francisco Costa, o Barêtta, em entrevista à imprensa nesta tarde, minutos depois da prisão dos envolvidos.
Como ocorreu o crime
Segundo apurado, 6 homens invadiram a casa onde o homem e a filha estavam e atiraram contra eles. Francisco chegou a correr para tentar se esconder em um banheiro, mas morreu mesmo assim. A menina, que foi alvejada quando estava deitada em sua cama, foi socorrida por um vizinho para Unidade de Pronto Atendimento do Promorar, mas não resistiu aos graves ferimentos e também faleceu.
Ana foi atingida com pelo menos três disparos, sendo um no peito, um no braço e outro perna. A criança tinha acabado de fazer a tarefa escolar quando foi brutalmente morta. No momento do crime estava Francisco, Ana, a mãe da criança, sua irmã e um vizinho.
Nesta sexta-feira, por volta do meio dia, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que dois supostos autores do crime já tinham sido identificados. Barêtta ressaltou que foi verificado que o veículo usado pelos assassinos já teria sido visto circulando pela região antes do crime.
O histórico criminal de Francisco Eduardo, de 25 anos, aponta que ele foi preso diversas vezes. Ele foi preso pelos crimes de tráfico, roubo e adulteração de sinal identificador de veículo. Em 2018, ele foi preso em uma casa abandonada no bairro Santa Fé; a última prisão ocorreu em dezembro de 2023, quando ele foi abordado em uma ronda pilotando uma motocicleta em alta velocidade.