Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) uma reunião de trabalho para apresentação do “Sistema de Inquérito Expresso”, que será inicialmente implantado na Central de Inquéritos de Teresina. O momento aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do PGJ e foi conduzido pela chefe de gabinete, Cláudia Seabra. O servidor Leandro Sampaio, da Corregedoria-Geral da Justiça, falou sobre a ferramenta.
Com a futura implementação do sistema, o fluxo de tramitação de inquéritos policiais entre o Ministério Público do Piauí e a Polícia Civil será aprimorado e passará a ser direta.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), Lenara Porto, explica que a novidade trará celeridade à tramitação processual, a exemplo das requisições de diligências junto à Polícia Civil. “O fluxo dos Inquéritos Policiais será reduzido dentro do Poder Judiciário, o que trará maior rapidez para os trâmites processuais no MPPI”, diz.
Estiveram também presentes na reunião os promotores-corregedores João Paulo Santiago e Ana Isabel Dias, a coordenadora das Promotorias de Justiça da Central de Inquéritos de Teresina, Gianny Vieira, e os promotores de Justiça Cláudio Bastos e Francineide Sousa Silva. Ao final, foram feitas sugestões pelos membros do MPPI para melhor desenvolvimento da ferramenta, tendo sido devidamente acatadas.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI