Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) uma reunião de trabalho para apresentação do “Sistema de Inquérito Expresso”, que será inicialmente implantado na Central de Inquéritos de Teresina. O momento aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do PGJ e foi conduzido pela chefe de gabinete, Cláudia Seabra. O servidor Leandro Sampaio, da Corregedoria-Geral da Justiça, falou sobre a ferramenta.

Com a futura implementação do sistema, o fluxo de tramitação de inquéritos policiais entre o Ministério Público do Piauí e a Polícia Civil será aprimorado e passará a ser direta.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), Lenara Porto, explica que a novidade trará celeridade à tramitação processual, a exemplo das requisições de diligências junto à Polícia Civil. “O fluxo dos Inquéritos Policiais será reduzido dentro do Poder Judiciário, o que trará maior rapidez para os trâmites processuais no MPPI”, diz.

Estiveram também presentes na reunião os promotores-corregedores João Paulo Santiago e Ana Isabel Dias, a coordenadora das Promotorias de Justiça da Central de Inquéritos de Teresina, Gianny Vieira, e os promotores de Justiça Cláudio Bastos e Francineide Sousa Silva. Ao final, foram feitas sugestões pelos membros do MPPI para melhor desenvolvimento da ferramenta, tendo sido devidamente acatadas.