O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 12ª e 29ª Promotorias de Justiça, especializadas na defesa da saúde, promoveu nesta quarta-feira (14) a 3ª edição da campanha de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O momento ocorreu com apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT/MPPI).
O ponto de coleta foi montado na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), localizado na Sede Leste do MPPI. A iniciativa é mais uma das etapas do projeto “Doando Vidas”, que vem desenvolvendo um cronograma de atividades para elevar o número de doadores de sangue e de órgãos no Estado do Piauí. O promotor de Justiça Eny Pontes explica que a ideia se baseia em dois eixos: aprimoramento do Sistema de Transplantes do Estado e conscientização da população, por meio de campanhas, sobre a importância do ato de doar.
“Essa é a terceira edição de um ato de muito amor e solidariedade e que avaliamos de modo muito positivo o engajamento dos integrantes do Ministério Público nessa causa tão nobre. Quanto mais doação, melhor para abastecer o estoque de sangue após o período de férias. O nosso projeto, Doando Vidas, visa exatamente o engajamento do MP junto à sociedade, objetivando a sensibilização de todos”, comenta o promotor e idealizador da ação, Eny Pontes.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. No Hemopi, diariamente são coletadas cerca de 100 bolsas de sangue. Cada uma contem em média 430 ml de sangue. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
O promotor de Justiça Plínio Fontes já colaborou em outras campanhas de doação, mas estava desde 2021 sem doar. A instalação do ponto dentro da instituição oportunizou participar do momento. “É inerente à condição de cidadão ser solidário e ter empatia pelos outros. Além disso, é uma ótima iniciativa para que possamos aproveitar a facilidade de ter esse ponto dentro do MPPI, possibilitando conciliar a doação à nossa agenda de trabalho”, comenta.
São requisitos necessários para doar, que o interessado tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50kg. Menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis. São impedidos temporariamente de realizar a doação, mulheres em período gestacional e de pós-gravidez. Pessoas que apresentem sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.
“Essa tem sido uma parceria muito positiva para toda a sociedade, uma vez que esse sangue vai abastecer toda a rede hospitalar pública do Estado do Piauí”, comenta o coordenador do Ciclo de Doação de Sangue, Oberdan Torres.
Para quem desejar doar, o Hemopi fica localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul, Teresina-PI, e funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e sábado, das 7h15 às 17h.
Requisitos para doação de sangue:
• Portar documento de identidade com foto;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar acima de 50 kg;
• Estar saudável;
• Não estar em jejum;
• Não fumar 2h antes da doação;
• Não ingerir bebida alcoólica 12h antes.
Fonte MP Piauí
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI