terça-feira, 3 de setembro de 2024

1 ano de RIC: ferramenta da Corregedoria movimenta mais 120 mil processos em 12 meses de implantação

 

Entre as funções atribuídas ao RIC estão:

– Certificação de Distribuição Anteriores;
– Certificação de Registros de Óbitos;
– Fornecer Indicativos de Prescrição Criminal;
– Auxiliar no impacto no Prêmio CNJ de Qualidade;
– Garantir maior eficiência na gestão da Informação Processual;
– Fornecer maior celeridade e produtividade do Judiciário.


O RIC veio para revolucionar a forma com que o Judiciário piauiense lida com suas tecnologias; se antes importávamos ferramentas, hoje somos nós os exportadores de modernidade”, afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, durante a celebração de 1 ano do Robô de Informações da Corregedoria-RIC. Desenvolvido e implantado em setembro de 2023, o RIC já movimentou mais de 120 mil processos, nos últimos 12 meses, em todo o Judiciário piauiense.

Segundo o corregedor-geral da Justiça, o RIC está dinamizando o fazer jurisdicional no Piauí, atuando diretamente na distribuição de informações relevantes aos processos.

O RIC é uma ferramenta de Inteligência Artificial que visa auxiliar magistrados e servidores, dentre outros atores processuais do Judiciário piauiense, filtrando e interligando informações relevantes de um processo, de forma automática, para que as informações possam ser constatadas no PJe, o que facilita os serviços da unidade. Assim, indicativos como Prescrição Criminal, a exemplo, chegam ao magistrado ou servidor de forma mais célere e unificada, o que acelera a tramitação processual nas unidades”, declara o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão.

Nesses 12 meses de RIC, já movimentamos mais de 120 mil processos, com as várias funcionalidades que foram criadas para nosso Robô, para que hoje, magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todo o Piauí tenham acesso a uma excelente ferramenta de auxílio jurisdicional, para ajudá-los no dia a dia de suas unidades”, celebra o gestor do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria-NAPIA, Leandro Sampaio.

Ainda de acordo com o gestor, “para além das apresentações internacionais do RIC em Portugal e Orlando, vários Tribunais de Justiça já buscaram conhecer as funcionalidades do RIC, ocasionando na exportação do Robô para os Judiciários do Espírito Santo, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro, o que já demonstra a importância dessa tecnologia no cenário nacional”, conclui Leandro Sampaio


Fonte TJ Piauí