O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, realizou inspeções nos dias 28 e 29 de agosto, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Bom Jesus, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Redenção do Gurgueia e Currais, bem como na Delegacia Seccional e no Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Bom Jesus, e no Grupamento Policial Militar (GPM) de Currais e de Redenção do Gurguéia.

Conforme a promotora de Justiça Nayana da Paz, o objetivo foi verificar a implantação do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no CREAS e nos CRAS, e verificar as condições físicas das delegacias.


No CREAS, a promotora de Justiça foi recebida pela coordenadora da instituição, Auriane Barros. Foi constatada a implantação da Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).


Já no CRAS de Redenção do Gurgueia, a representante do MPPI foi recebida pela coordenadora Agda Alves Maia de Carvalho. Na ocasião, foi verificado que o Centro não implantou o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. A não implementação também foi detectada no CRAS de Currais, ocasião em que a promotora de Justiça foi recebida pelas orientadoras sociais do serviço de convivência do CRAS do município.


O MPPI também visitou a Delegacia Seccional de Bom Jesus. Na oportunidade, o delegado Seccional Jucier Alyson Alves dos Santos acompanhou a visita e informou que existe um novo prédio da Delegacia em construção, com 99% da obra concluída.

No 19º BPM de Bom Jesus e no GPM de Currais, as estruturas físicas das unidades foram analisadas como em boas condições. Já o prédio do GPM de Redenção do Gurguéia, de acordo com o averiguado pela representante do Ministério Público, possui condições precárias e sem qualquer identificação externa.