O promotores de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça e Karla Daniela Carvalho, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) representaram o MPPI em visita ao Hospital Universitário (HU) na manhã da última quinta-feira (17). O encontro foi para acompanhar o andamento dos procedimentos cirúrgicos realizados no hospital nas áreas de cirurgia cardíaca e neurológica, de forma a garantir a ampliação do atendimento na rede de saúde pública do Estado.

A reunião contou com a presença do Superintendente do Hospital Universitário, Carlos Eduardo Batista, o Médico Cardiologista, Paulo Márcio Sousa, a Gerente de Ensino e Pesquisa, Jussara Valetim, a Gerente Administrativa, Eleonora Parentes, o Gerente de Atenção à Saúde, Maurício Giraldi e o Analista Médico do MPPI, Celso Pires.

A direção do HU apresentou aos representantes do MPPI, um panorama de crescimento nas intervenções cirúrgicas de alta complexidade na Unidade Hospitalar. Segundo o Gerente de Atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi, nos últimos quatro anos houve aumento no número de cirurgias nas áreas endovascular, cardiovascular, cateterismo, implantes e marcapassos. Além das cirurgias cardíacas, a direção afirmou que o hospital também dispõe de equipe capacitada e equipamentos de ponta que permitem a realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e até no crânio.

Sobre os avanços em cirurgia cardíaca, o Superintendente do Hospital Universitário, Carlos Eduardo Batista, informou que o HU realiza implante de marcapasso e já foram feitos até o momento, 5 implantes de CDI (Cardioversor Implantável Desfribilador), um dispositivo de alto custo que monitora o ritmo cardíaco e trata arritmias graves, podendo ser indicado em casos de insuficiência cardíaca ou doenças cardíacas congênitas.

Por fim, foi anunciado pela equipe de direção do HU que além do transplante cardíaco, outras duas grandes cirurgias estão em estudo para serem realizadas no hospital: transplante ósseo e aneurisma toracoabdominal .