Os dados informados pela direção da maternidade compreendem o período de janeiro a novembro
Entre os meses de janeiro e novembro de 2024, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realizou mais de 5 mil partos. O novo prédio foi inaugurado em 2023, mas sua atividade plena só veio ocorrer neste ano.
A maternidade, que conta com um Ambulatório Especializado para Gestantes e Crianças de Alto Risco, realizou mais de 64 mil atendimentos nos circuitos materno, infantil e em consultas especializadas de janeiro até novembro de 2024. O atendimento é realizado de forma integrada, com consultas, exames, monitoramento contínuo, oferecendo um atendimento multidisciplinar às gestantes e bebês.
A nova maternidade conseguiu reduzir em 25% a mortalidade materna e em 21,8% o índice de mortalidade infantil em relação ao mesmo período em 2023. Para atingir esses dados, a direção da maternidade informou que mensalmente os casos são investigados e discutidos em equipe, o que permite a criação de um plano de ação para melhor assistência.
Com essas ações, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa conquistou nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi dada através de uma análise do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de seus hospitais-escola, destacando a excelência da unidade como campo de formação.
fonte portalodia.com