segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Adapi investiga mortes de mais de 200 animais no interior do Piauí

 Ovinos e caprinos morreram em até 72h, e amostras foram enviadas a laboratórios

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) abriu investigação sobre a morte de mais de 200 ovinos e caprinos em municípios piauienses e maranhenses. Os animais, segundo relatos de criadores, apresentam sintomas graves como inchaço, falta de apetite e recusa em beber água, morrendo em menos de 72 horas após o início dos sinais clínicos.

Foto: Reproduçãocapa

Casos vêm sendo registrados desde o mês passado em cidades como Curral Novo, Simões, São Francisco de Assis e Jatobá, no Piauí, além de ocorrências semelhantes em estados vizinhos, incluindo Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A gravidade da situação mobilizou equipes técnicas e pesquisadores de universidades do Piauí, Ceará e São Paulo.

A Adapi informou que iniciou as investigações no começo de agosto, realizando necrópsias em alguns animais e coletando amostras, que foram encaminhadas para análises laboratoriais na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo é identificar a causa das mortes e definir medidas de contenção.

Enquanto aguarda os resultados, a agência segue atendendo notificações em parceria com o Ministério da Agricultura e outras instituições. A orientação é que criadores comuniquem imediatamente qualquer caso de mortalidade de animais às unidades locais da Adapi, por meio do sistema e-sisbravet, site oficial da agência ou pelo WhatsApp (86) 99462-1644.

Fonte: www.portalaz.com.br/Com informações Adapi e MAPA