quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Operação desarticula grupo suspeito de invadir sistemas do Tribunal de Justiça do Piauí

 De acordo com a polícia, o grupo teria invadido as credenciais institucionais de um juiz do Piauí, realizando bloqueios bancários fraudulentos e emissão de ordens judiciais falsas.

Nessa terça-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Piauí (PC-PI) deflagrou a Operação Hard Reset com o objetivo de desarticular um grupo criminosa suspeito de invasão nos sistemas do Tribunal de Justiça do Piauí. Um mandado de prisão temporária e um de busca e apreensão foram cumpridos no município de Itumbiara, em Goiás.

A ação foi realizada por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Diretoria de Inteligência da PCPI (DIPC), com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab). A operação integra uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa com articulação interestadual.

Foto: Divulgação/ PC-PIOperação Hard Reset combate crime cibernético
Operação Hard Reset combate crime cibernético

De acordo com a polícia, as autoridades passaram a investigar o grupo criminoso após a invasão das credenciais institucionais de um magistrado do Tribunal de Justiça do Piauí. Os relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público apontaram que os dados foram utilizados indevidamente para a realização de bloqueios bancários fraudulentos e emissão de ordens judiciais falsas.

Conforme a Polícia Civil, a Operação Hard Reset visa identificar e responsabilizar os envolvidos na invasão de dispositivos institucionais, com o objetivo de garantir a integridade dos sistemas públicos. As autoridades informaram que o nome da operação faz alusão ao termo "hard reset", relativo à restauração de um sistema ao seu estado original.

fonte www.viagora.com.br