quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no bairro Santa Maria da Codipi até sexta-feira (9); confira

 A estrutura da Justiça Itinerante está funcionando na sede da Associação Amigos da Sopa, situada na Rua Francisco Nunes da Rocha, 1831.

Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no bairro Santa Maria da Codipi até sexta (9); confira os serviços - (Divulgação/TJPI)Divulgação/TJPI
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no bairro Santa Maria da Codipi até sexta (9); confira os serviços

A estrutura da Justiça Itinerante está funcionando na sede da Associação Amigos da Sopa, situada na Rua Francisco Nunes da Rocha, 1831. A iniciativa busca aproximar o Poder Judiciário das comunidades com menor acesso a serviços essenciais. A iniciativa leva serviços judiciais e cidadania diretamente às comunidades, com foco especial nas populações em situação de vulnerabilidade.

Segundo o superintendente da Justiça Itinerante, juiz Henrique Luiz da Silva Neto, a ação tem como objetivo levar resoluções rápidas e eficazes para as demandas da população. “A Justiça Itinerante é um braço estendido do Judiciário. Estar na Santa Maria da Codipi significa estar onde as pessoas realmente precisam, ouvindo, acolhendo e resolvendo conflitos com agilidade e dignidade", declarou.

O programa reforça o compromisso do TJPI com a descentralização dos serviços e o fortalecimento dos direitos fundamentais. A atuação conjunta com a Defensoria Pública, Ministério Público, órgãos do registro civil e entidades comunitárias garante a efetividade das ações e o atendimento humanizado. 

Serviços oferecidos pela Justiça Itinerante

Durante os cinco dias de atendimento, a Justiça Itinerante oferece orientações processuais e realiza procedimentos como:

  • Casamentos e divórcios consensuais
  • Reconhecimento e dissolução de união estável
  • Ações de alimentos e guarda de menores
  • Registro tardio de nascimento
  • Emissão de segundas vias de certidões
  • Retificação de registros civis
  • Atendimento jurídico gratuito


fonte portalodia.com/Com informações de TJ/PI