O foco das 83 operações, deflagradas por meio da Polícia Civil (PC-PI) ao longo do ano, foi reduzir a circulação de drogas e armas.
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta sexta-feira (26), um levantamento referente às operações de combate ao tráfico de drogas realizadas em 2025. As ações resultaram na apreensão de mais de 1,8 tonelada de entorpecentes e na instauração de 735 inquéritos policiais relacionados ao narcotráfico.
O foco das 83 operações, deflagradas por meio da Polícia Civil (PC-PI) ao longo do ano, foi reduzir a circulação de drogas e armas, bem como promover o bem-estar da população.
De acordo com a SSP-PI, o tráfico de drogas foi fortemente enfrentado pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que intensificou estratégias e demonstrou maior produtividade.

Segundo o levantamento, o Denarc realizou 83 operações ao longo de 2025, com destaque para ações como “Capital Oculto” e “Boca Fechada”. Nessas operações, o departamento apreendeu mais de 1,8 tonelada de maconha, cerca de meia tonelada de crack e cocaína, além de 70 armas de fogo e 146 veículos utilizados em atividades criminosas. Também foram apreendidos mais de R$ 241.677,35 em espécie, valor proveniente do tráfico de drogas.
O diretor do Draco, delegado Samuel Silveira, comentou sobre as operações e afirmou que a meta para o próximo ano é fortalecer as estratégias já definidas, para que mais criminosos sejam presos.
“A divisão de estratégias de enfrentamento, com a ‘Capital Oculto’, quando conseguimos chegar à questão financeira do tráfico, e a ‘Boca Fechada’, no ataque à venda mais direta, nos deu bons resultados. Essa estratégia complementar, em que o combate ao tráfico se dá pelo asfixiamento financeiro, visando sempre ao enfrentamento das organizações criminosas, foi algo constantemente cobrado pela gestão que nos dirige”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou que as ações foram importantes para a redução da criminalidade no estado.
“Tivemos redução em todos os indicadores de criminalidade, principalmente pela atuação forte contra o crime organizado e contra o tráfico de drogas. Muitas apreensões de entorpecentes, tanto em Teresina como no interior do Estado. Com a atuação integrada das forças, conseguimos chegar a esses níveis de queda da criminalidade”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko.
Além disso, foram cumpridos 123 mandados de prisão, efetuadas 841 buscas e apreensões, 387 pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas e 528 celulares foram apreendidos. Mais de R$ 2,6 milhões em entorpecentes foram destruídos através de incineração.
fonte www.viagora.com.br