quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Coronel Scheiwann Lopes diz que estratégias de segurança para 2026 serão ampliadas

 De acordo com o comandante, ações de segurança praticadas no segundo semestre de 2025 serão implantadas desde janeiro para salvar vidas e reduzir acidentes

Nessa quarta-feira (7), durante solenidade no Palácio de Karnak, para a divulgação dos indicadores de segurança pública do Piauí referentes a 2025, o comandante da Polícia Militar do Piauí (PMPI), o coronel Scheiwann Lopes, destacou os resultados alcançados ao longo do último ano e apresentou as principais estratégias de segurança que serão adotadas em 2026. Segundo o comandante, a tendência é de avanços ainda mais significativos, com a intensificação das ações desde o início do ano.

De acordo com o coronel, as medidas implementadas no segundo semestre de 2025 tiveram impacto direto na redução dos óbitos no trânsito, especialmente após a determinação do governador Rafael Fonteles para o reforço imediato do policiamento. “O nosso governador, nosso comandante-chefe, assessorado pelo secretário Chico Lucas, diante da preocupação que acendeu a luz amarela, nos chamou e determinou o reforço de mais 200 policiais no trânsito. E isso deu resultado”, afirmou Scheiwann Lopes.

Foto: Islanne Rocha/ ViagoraCoronel da PM Scheiwann Lopes
Coronel da PM Scheiwann Lopes

Os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), confirmam a avaliação do comandante. No estado, os óbitos no trânsito passaram de 1.125 em 2024 para 1.109 em 2025, uma redução de 1,42%. Em Teresina, a queda foi mais expressiva, de 168 para 159 mortes, representando redução de 5,36%. Ainda na capital, os óbitos especificamente relacionados ao trânsito caíram de 92, em 2024, para 75 em 2025.

Segundo o comandante da PMPI, os resultados são fruto do fortalecimento das operações integradas entre as forças de segurança. “Fortalecemos as operações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública, executadas pela Polícia Civil e Polícia Militar, ampliamos a parceria com a Polícia Rodoviária Federal e lançamos a campanha ‘Todos pelo Trânsito, Vidas a Salvar’. O resultado está aí”, destacou.

Um dos principais pilares para 2026 será o aumento das blitz de fiscalização. Conforme Scheiwann Lopes, o maior impacto ocorreu justamente no segundo semestre de 2025, quando o efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foi ampliado e o número de operações diárias saltou de cerca de 8 para mais de 200 blitz por dia. “Foi um esforço hercúleo de homens e mulheres que se dedicaram, e os dados comprovam. A tendência este ano é ser ainda maior, porque agora vamos começar desde janeiro”, ressaltou.

O comandante reforçou ainda que as ações serão mantidas e ampliadas, mesmo diante de críticas. “O que está dando certo, nós vamos implementar cada vez mais. As blitz dão resultados. As reclamações vêm, em geral, de quem anda sem capacete, sem habilitação, bebe e dirige ou pratica crime. Nós não estamos preocupados com isso. Estamos preocupados em salvar vidas”, concluiu. 

fonte www.viagora.com.br