Suspeito era apontado como líder de organização criminosa com atuação interestadual e foi localizado em área rural do município nessa terça-feira (27).
Um homem identificado como Janildo Amaro de Oliveira morreu após um confronto com forças de segurança durante uma operação policial realizada na noite dessa terça-feira (27), na localidade Capim Grosso, zona rural de Luzilândia (PI). A ação, batizada de Operação Caça Fantasmas, teve como objetivo cumprir mandado de prisão contra o suspeito, apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação no Piauí e no Rio Grande do Norte.
Ao portal, o comandante do BEPI, Ten. Madislan, o indivíduo foi localizado em uma residência alugada utilizada como esconderijo. No momento da abordagem, por volta das 20h, o suspeito teria fugido para uma área de mata nos fundos do imóvel e efetuado disparos contra as equipes policiais.
Ainda segundo a corporação, os agentes reagiram à agressão em legítima defesa e atingiram o suspeito durante o confronto. Ele foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Júlio Hartman, em Esperantina (PI), mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.
A operação contou com a participação de mais de 20 policiais civis e militares, envolvendo equipes da Delegacia Seccional de Esperantina, Delegacia de Polícia de Barras, Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Polícia Militar de Luzilândia e a 2ª Companhia do BEPI.
Segundo as investigações, Janildo Amaro de Oliveira era natural de Uiraúna (PB) e era apontado como líder do grupo criminoso conhecido como “Tropa do G”, investigado por envolvimento em crimes de alta gravidade, como homicídios, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Ele também era procurado por forças de segurança da Paraíba e do Rio Grande do Norte e não possuía endereço fixo.
Ainda conforme a polícia, o suspeito havia se deslocado para o Piauí após sofrer uma tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte e mantinha bases de apoio em diferentes municípios da região. Todo o material ilícito apreendido durante a operação foi encaminhado à Delegacia Seccional de Esperantina, onde serão adotados os procedimentos legais cabíveis.


