TCE/Piauí usa nova arma contra corrupção e desvio de verbas
Entre as irregularidades constatadas pelo novo mecanismo foi o acúmulo ilegal de cargos de médicos.
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) está usando uma nova arma contra a corrupção e o desvio de recursos públicos. O mecanismo é um mega banco de dados com todos os CPFs e CNPJs dos piauienses. Com o novo cadastro, o TCE quer impedir o acúmulo ilegal de cargos e enriquecimento ilícito de gestores e servidores públicos no Piauí.
Com o mecanismo, o TCE tem bloqueado contas e contracheques em vários municípios piauienses. A pesquisa pode ser feita na esfera dos poderes municipal, estadual e federal.
O conselheiro substituto do TCE, Jailson Campelo, ressaltou que o Tribunal criou o Núcleo de Informações Estratégicas para ajudar nas inspeções e vistorias.
“É mais uma arma eficaz para o controle social e a serviço do cidadão”, disse o conselheiro.
Entre as irregularidades constatadas pelo novo mecanismo foi o acúmulo ilegal de cargos de médicos. “O dia precisaria ter 48h para alcançar a meta do acumulo de serviços”, disse.
Segundo Jailson Campelo as fiscalizações são permanentes e rotineiras. O cadastro além de CPF e CNPJ possui ainda dados sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis "Inter Vivos".
fonte cidadeverde.com