OAB: presos com doença mental devem ser transferidos de hospital
O vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/PI, Carlos Edilson, afirmou que a instituição acionou a Secretaria de Justiça para que os presos que sofrem de transtornos mentais sejam transferidos para o Hospital Areolino de Abreu.
Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com
Atualmente, os presos que têm problemas psiquiátricos ficam isolados no Hospital Penitenciário. Segundo o advogado, o local não oferece as condições adequadas para tratar esse tipo de doença.
"As pessoas que têm transtorno são mais vulneráveis. O Hospital Areolino de Abreu pode fornecer um atendimento melhor porque o Hospital Penitenciário não é apropriado", acrescentou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos.
O Hospital Penitenciário funciona ao lado da penitenciária Major César, em Altos, e trata tanto pacientes com doenças psíquicas como presos com problemas de saúde comuns.
"Está havendo um mutirão para fazer um levantamento e saber se há presos em outros presídios do Estado que precisem ser transferidos. Lá no Areolino de Abreu, eles terão especialistas à disposição e a medicação será dada regularmente, tornando eles menos agressivos", explicou o advogado.
Segundo Carlos Edilson, em um primeiro momento devem ser transferidos os presos que necessitem de atenção médica psiquiátrica mais aprofundada. A forma de transferência deve ser decidida através da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Justiça do Piauí.
fonte cidadeverde.com