sexta-feira, 9 de maio de 2014

PCCS: Engenheiros e arquitetos rejeitam proposta da PMT


PCCS: Engenheiros e arquitetos rejeitam proposta da PMT

Cerca de 60 engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Teresina participaram de assembleia geral realizada hoje (09) pelo Sindicato dos Engenheiros no auditório da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e decidiram recusar a proposta apresentada para criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) das categorias. Depois de seis meses em negociação, foi apresentada uma proposta verbal pelo secretário de planejamento, Washington Bonfim, que não contemplou a valorização profissional dos 131 engenheiros e arquitetos que serão enquadrados no plano.


A proposta inicialmente apresentada por uma comissão de engenheiros não foi aceita pela Prefeitura, que sugeriu a criação de uma tabela baseada no piso salarial do engenheiro, a manutenção de uma gratificação de responsabilidade técnica e no mês de setembro a progressão funcional com base no tempo de serviço. Entretanto, os profissionais, que possuem grande parte do salário composto de gratificações e estão desvalorizados em relação ao mercado, não concordaram com os valores e vão encaminhar uma nova contraproposta ao prefeito Firmino Filho (PSDB).

Segundo o presidente do Senge-PI, Antonio Florentino Filho, na próxima semana será formatada uma nova contraproposta por uma comissão de engenheiros e o sindicato solicitará uma audiência com o prefeito Firmino Filho (PSDB) para apresentá-la. "Os profissionais ainda não analisaram proposta de greve porque consideram que as negociações ainda não acabaram com a Prefeitura", ressaltou.


Florentino Filho afirmou ainda que os profissionais estão unidos em busca da valorização, visto que não possuem as condições adequadas para exercerem suas funções e estão com remunerações desvalorizadas. "Do último concurso, vários candidatos aprovados recusaram assumir o cargo de engenheiro e arquiteto na Prefeitura por causa dessa desvalorização. Os profissionais da Prefeitura são o pilar do desenvolvimento de Teresina porque ficam responsáveis por grandes projetos técnicos e obras que impulsionam a nossa cidade. O prefeito concordou com a necessidade de valorizá-los e agora vamos apresentar uma nova contraproposta", afirmou Florentino.

fonte cidadeverde.com