Lixo hospitalar é acondicionado de forma irregular na Santa Maria da Codipi
Material está acumulado há mais de 15 dias na unidade de saúde do bairro.
Moradores do Santa Maria da Codipi, zona Norte, denunciam que o lixo da Unidade de Saúde da Família, localizado na praça principal do bairro, está acumulado há muitos dias. O local onde é acondicionado o lixo hospitalar fica separado da rua apenas por grades, permitindo que o material se espalhe pela calçada.
Não foi possível verificar a presença de seringas, mas algumas sacolas traziam o símbolo informando que o material era infectante. O local onde é feito o descarte de lixo hospitalar fica na parte de trás da unidade de saúde. Havia luvas, máscaras e caixas de remédio.
De acordo com o Gerente Executivo da Região Norte de Saúde, Cledson Batista, a denúncia da população é contundente, visto que tem lixo acumulado há mais de 15 dias. Porém, ele avisa que a maioria do lixo que está no local é doméstico, como copos plásticos e papéis higiênicos.
Cledson Batista explica que o lixo do hospital é dividido entre hospitalar e doméstico e duas empresas terceirizadas são responsáveis por recolher cada tipo de material. O lixo hospitalar fica acumulado dentro de um local separado por grades e o lixo doméstico é colocado do lado de fora. Porém, os funcionários da Unidade Hospitalar se confundiram no momento da divisão e juntaram os tipos de lixo, assim, as empresas se negavam a recolher.
“O que aconteceu foi um erro de comunicação entre essas duas empresas. Como juntou o lixo hospitalar e doméstico no mesmo local, as empresas não faziam o recolhimento porque achavam que era tarefa da outra empresa”, explica Cledson.
Para não ocorrer esse mesmo problema, serão feitos dois depósitos. Um para o descarte de lixo doméstico e o outro, para o hospitalar. Cledson avisa que enfatizou essa questão do recolhimento com as duas empresas e o lixo será recolhido até o final desta semana.
fonte portal o dia