sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Ar-condicionado será testado em alguns ônibus, afirma Strans


Ar-condicionado será testado em alguns ônibus, afirma Strans

Firmino Filho antecipou que investimentos podem gerar reajuste da tarifa a partir de 2015.

Durante a solenidade de homologação do processo de licitação das linhas de ônibus que formam o sistema de transporte coletivo de Teresina, o prefeito Firmino Filho garantiu que, até o final de 2014,  o valor da passagem não sofrerá reajuste.  Na oportunidade também foi entregue ao Chefe do Executivo Municipal, o relatório com o nome das empresas que venceram a licitação.
Foto: Assis Fernandes/ODIA
Em 90 dias as empresas deverão cumprir todas as etapas exigidas no edital da licitação e implantar o sistema. As linhas troncais, que farão o trajeto Centro-Bairro, irão instalar ar-condicionados em alguns veículos para testar se o investimento compensa ou não. “Por conta do abre e fecha das portas e da lotação, provavelmente a experiência não dê certo”, antecipa o presidente da comissão de licitação e diretor de Transportes Públicos da Strans, Ricardo Freitas. Em 2008, a instalação do sistema de refrigeração em 40 micro-ônibus opcionais não durou muito tempo.
As mudanças estruturais que devem ser feitas pela Prefeitura de Teresina, como construção de terminais, estão previstas para ocorrer nos próximos dois anos. Uma das propostas é que seja criado um aplicativo de celular para que o passageiro acompanhe o percurso do ônibus e saiba se ele está próximo da parada.
Das 29 empresas que concorreram, 13 ganharam o processo licitatório e serão responsáveis pelo transporte coletivo de Teresina por 15 anos. Todas elas já atuavam no sistema de tranporte público da capital, como a Viação Piauense, Emvipi, Teresinense, Cidade Verde, Asa Branca, Santana, São Cristóvão, Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz,Transportes Teresina  e Transcol.

Repórter: Izabella Pimentel e Lídia Brito
fonte portal o dia