terça-feira, 12 de agosto de 2014

Zona Sul de Teresina registrou maior índice de homicídios: 72 em 6 meses


Zona Sul de Teresina registrou maior índice de homicídios: 72 em 6 meses

'Infelizmente, somente a polícia é cobrada. Após elucidarmos, os casos caem no esquecimento'

No primeiro semestre de 2014, a Delegacia de Homicídios elucidou mais uma centena de casos, alcançando resolutividade acima dos 80 por cento, e efetuou mais 90 prisões de homicidas. Segundo o Delegado Baretta, a unidade enfrentou a missão de elucidar crimes bárbaros, cuja repercussão tomou as páginas dos jornais e ocupou os noticiários. O saldo positivo, na visão do delegado, é fruto de equipes especializadas no atendimento dessas ocorrências e empenho dos delegados daquela unidade. “Infelizmente, somente a polícia é cobrada. Após elucidarmos, os casos caem no esquecimento”, afirma o delegado.
Delegacia elucidou casos bárbaros em 2014
De acordo com o Delegado Baretta, o trabalho realizado pela Delegacia de Homicídios é intenso no sentido de dar resolutividade aos casos que chegam àquela unidade. “Para que a sociedade e as famílias de vítimas destes crimes tenham certeza de que não haja impunidade, trabalhamos com investigações minuciosas constituídas por exames periciais e diversas técnicas e mecanismo de apuração”, explica o delegado.
Entre os casos de grande repercussão, desvendados em 2014, está o do morador de rua, Jackson Costa Alves, morto por Carlos Antonio Araújo, vulgo cigano, no dia 07/01/2014. A investigação culminou com a prisão do acusado, em plena luz do dia, na praça Marechal Deodoro da Fonseca, por força de cumprimento de mandado de prisão.
Outro crime desvendado pela DH ocorreu em 05/01/2014, na Vila Irmã Dulce, zona sul da capital, que teve como vítima Elizalberto Oliveira, que era travesti que usava o nome social de “Fernandinha”. O acusado, Francisco Fábio Rodrigues (vulgo Nego Fábio) usou uma pedra de 20kg para esmagar a cabeça da vítima após ter desferido vários socos, pontapés e pauladas.
Em muitos homicídios resolvidos pela delegacia, o acusado já tem passagem pela polícia. Preso por matar Felipe Marques de Araújo, em 22/01/2014, Paulo Sérgio Gomes dos Santos é considerado um dos maiores homicidas da região do morro da Esperança e um dos chefes do tráfico de drogas local e de forma audaciosa relatou ao delegado Bareta que quando for solto vai continuar matando.
A morte, com um tiro na cabeça, do jovem Richardison da Conceição, no bairro Promorar, em fevereiro, quando se encontrava em companhia da família na porta de sua residência gerou grande clamor público, inclusive com realização de passeatas pelas ruas. Depois das investigações da Delegacia de Homicídios, Rivaldo Moura da Silva, vulgo “Ninho”, foi preso acusado pelo crime.
Em abril, Tiago de Aguiar dos Santos, foi preso e indiciado por homicídio e tentativa de homicídio no bairro Satélite. Meses depois, após ter sido solto, realizou duplo homicídio no mesmo bairro, sendo preso mais uma vez.
No mês de maio, o advogado Francelino Moreira Lima foi morto com tiros no bairro Santa Isabel e os procedimentos investigatórios da Delegacia de Homicídios apontaram para a autoria do crime, o menor L. da C.R, apreendido por agentes de polícia.
A Delegacia finalizou recentemente o caso de desaparecimento de Maria da Cruz Ribeiro, moradora da Vila Irmã Dulce. Com coletas de amostras de D.N.A, a polícia descobriu que uma ossada humana encontrada na região era da vítima. O depoimento de uma testemunha, que inclusive ajudou na ocultação da cadáver, confirmou a autoria do homicídio pelo companheiro da vítima, Francis Klebert e finalizou o inquérito que consta com outras dezenas de provas. A delegacia aguarda a decretação de prisão preventiva do acusado.
Nos próximos dias, a Delegacia finaliza mais um procedimento com a prisão do acusado de estuprar e matar Gerciane Pereira de Araújo em 16/04/2014. O corpo da mulher foi encontrada nos trilhos de metrô de Teresina, completamente destroçada por golpes de faca, no bairro Matinha, com as partes íntimas retiradas e colocada na boca vítima. O mandado de prisão foi expedido e o serviço de inteligência da Polícia Civil do Piauí já trabalha na localização do homicida.
Delegacia de Homicídios divulga estatísticas
Relação de homicídios em função do mês
Janeiro – 39
Fevereiro – 27
Marco – 33
Abril – 27
Maio – 26
Junho – 30
Julho – 28
Relação de crimes por zona de Teresina em função do mês
Centro - 34
Zona Sul – 72
Zona Norte – 60
Zona Leste 48
Zona Sudeste – 34
Fonte: Com informações da Assessoria