terça-feira, 17 de março de 2015

Adolescente de 13 anos de idade entra com facilidade nos motéis de Teresina


Adolescente de 13 anos de idade entra com facilidade nos motéis de Teresina

Legislação que proíbe permanência de menores em motel é descumprida facilmente na capital piauiense; promotora promete punição


A adolescente L.P.R., 13 anos, foi autorizada pela mãe a fazer parte da reportagem do portal no intuito de constatar que a entrada de menores de 18 anos é permitida nos motéis de Teresina.
Tanto faz ser um motel com instalações luxuosas ou mais simples que a problemática é a mesma: a permissão da hospedagem de adolescentes nos estabelecimentos. A reportagem do portal  flagrou na última quinta-feira (12) a entrada da menor de idade L.P.R, 13 anos, em três motéis de Teresina.
Fotos: João Brito Jr/ O Olho
O artigo 82 do Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere. Porém a determinação é descumprida facilmente na capital piauiense. Apesar do conteúdo da placa do portão de acesso do motel localizado no bairro Angelim e considerado um dos mais luxuosos da cidade, avisando que a entrada de menores de idade é proibida, a adolescente L.P.R entrou sem nenhum tipo de dificuldade e ocupa um quarto do local. Neste não há contato direto entre os clientes e os funcionários, porém uma câmera instalada na entrada do motel registra quem entra ou sai do estabelecimento. A direção garante, em contato com o portal, que pede a documentação para evitar a entrada de menores.
Foto: João Brito Jr/O Olho

No "Vem K Motel", no bairro Morada Nova, a adolescente também adentra facilmente no quarto. A menina demora uns cinco minutos no portão de entrada do motel enquanto espera a chave da suíte  e depois entra no estabelecimento. Sem fiscalização, L.P.R. fica quase 20 minutos no "Vem K Motel" e sai sem levantar qualquer tipo de suspeita.
A situação se repete no motel "Pôr do Sol", localizado na avenida Boa Esperança, na zona Norte da capital. A funcionária da recepção olha para adolescente e mesmo assim sua entrada não é impedida. Vale lembrar que L.R.V. entrou em todos os estabelecimentos por meio de uma motocicleta, o que facilitaria para o motel perceber que a menina é menor de idade.
Foto: João Brito Jr/O Olho

MINISTÉRIO PÚBLICO DIZ QUE ENTRADA DE MENOR DE IDADE É "ABSURDO"
A titular da Promotoria da Infância e da Juventude, Vera Lúcia Santos, classifica como “absurda” a permissão da entrada de menores nos motéis. “É terminantemente proibido o acesso de crianças ou adolescentes nos estabelecimentos dessa natureza. Se estão permitindo, eles estão descumprindo o que determina a lei”, explica.

De acordo com a promotora, todos os motéis serão acionados judicialmente por descumprirem a lei. “Vamos investigar esses casos, notificá-los e, como punição, eles podem ser multados e até licença de funcionamento cassada. A lei tem que ser cumprida pelos empresários”, avisa Vera Lúcia Santos. O valor da multa aos estabelecimentos varia entre R$ 1mil e R$ 50 mil.
A reportagem do portal entrou em contato com os motéis citados acima, mas somente o Grupo Franly, responsável pelo "Vem K Motel", se pronunciou sobre o assunto. Em nota, a administração do estabelecimento informa que  sempre solicita os documentos de identificação dos hóspedes e que a entrada de menores de 18 anos é proibida no motel.

 VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

A administração do Vem K Motel informa que vem cumprindo a Lei Estadual 6.321/2013 que proíbe a entrada e permanência de menores de idade desacompanhados dos pais ou responsáveis em estabelecimentos de hospedagem, sendo, inclusive, um dos primeiros locais de hospedagem em Teresina a fiscalizar a entrada de tais menores, trabalhando também na conscientização da sociedade. No estabelecimento mencionado existem placas e banners contendo as informações da citada lei e igualmente funcionários qualificados buscando evitar o descumprimento desta. 
MOTÉIS JÁ FORAM MULTADOS POR PERMITIREM A ENTRADA DE MENORES 
A última audiência pública que tratou sobre a permissão da entrada de menores de 18 anos em motéis de Teresina aconteceu em 2013. Na oportunidade, o então promotor da Infância e da Juventude, Ruszel Lima, revelou que cinco motéis da capital piauiense foram alvos de processo por permitirem a entrada de crianças ou adolescentes.
De acordo com dados do Ministério Público Estadual, somente em 2012, foram feitas 23 denúncias contra os motéis de Teresina na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. As acusações foram investigadas, porém como mostrado na matéria, os estabelecimentos continuam permitindo o acesso de menores.
Ao portal, a promotora Vera Lúcia, informou que ainda não tem os dados atualizados de denúncias contra motéis suspeitos de descumprirem a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, referentes ao ano de 2014. 
Foto: João Brito Jr/ O Olho

fonte portal o olho