terça-feira, 17 de março de 2015

Morte de teresinense provoca alerta sobre uso ilegal de termogênico


Morte de teresinense provoca alerta sobre uso ilegal de termogênico

De acordo com o professor e educador físico, Aureliano Machado, existe uma comercialização ilegal de produtos com substâncias adulteradas


A morte do soldador Paulo Santos ocorrida na semana passada, acendeu um alerta para aqueles que malham em excesso e aliam o esforço físico ao uso de suplementos e termogênicos de forma desregrada sem aparato profissional e qualificado para monitorar a ingestão. Ele residia no Parque Piauí, zona Sul de Teresina e o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) revela que o mesmo morreu após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Amigos informaram que Paulo frequentava quase que diariamente a academia (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com informações confirmadas por amigos íntimos que não quiseram se identificar, Paulo, que malhava na Academia Espaço X Fitness, era usuário assíduo de termogênicos, que são queimadores de gordura. A vítima malhava quase que diariamente.
Em contato com a família de Paulo, a irmã, Nara Santos, informou que a vítima não morreu devido ao uso excessivo do termogênico, mas sim, em decorrência de uma lesão no cérebro, e que após vários dias internado, ele teria contraído uma bactéria, que agravou seu estado de saúde.
"Ele malhava sim, mas não tem nada a ver. Não queremos falar sobre isso, o povo é que inventa história. Você sabe que quem está internado fica com sistema imunológico frágil e as bactérias se alojam. Ele andava cansado e com dor de cabeça", disse.
Amigo revela que Paulo ingeria muito álcool. Se aliado ao termogênico as consequências podem ser bem maiores (Foto: Arquivo pessoal)
Um amigo de iniciais J.S. revela que malhou durante muito tempo com Paulo Santos. Ele diz que ambos tomavam os suplementos, e que o personal que acompanhava os dois, pedia para que procurassem profissionais para organizarem o uso das substâncias.
"Na verdade isso traz riscos quando se mistura com álcool, e ele bebia muito. Os riscos que os suplementos trazem vêm de outras misturas também se é que me entende. Eu sempre tomei mas com os cuidados", revela. "O pessoal da academia sempre mandava as pessoas procurarem profissionais sobre suplementação. Sempre tiveram todo o cuidado", complementa.
O QUE É E COMO FUNCIONA O TERMOGÊNICO
Os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.
Efeitos colaterais dos termogênicos podem ser devastadores (Foto: reprodução)
A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como: redução do apetite; favorecimento do metabolismo; mais energia para os treinos melhorando assim a performance e a definição da massa muscular.
A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico.
EFEITOS COLATERIAS APÓS A INGESTÃO
Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados. Nesse caso, os efeitos negativos causados pelo uso dos termogênicos são similares aos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida.
Os mais recorrentes são: insônia; dor de cabeça; enjoo; arritmia cardíaca; aumento da pressão arterial; agitação e falta de concentração.
Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são a Cafeína, Sinefrina HLC e Yohimbe.
PROFISSIONAIS FALAM SOBRE EFEITOS COLATERIAIS
A reportagem do portal foi a campo para saber dos profissionais da saúde, as consequências causadas pelo uso excessivo do termogênico, e seus efeitos colaterais quando aliados ao excesso de exercício físico.
De acordo com o professor e educador físico, Aureliano Machado, alguns desses produtos chegam ao Brasil de forma ilegal. Seus verdadeiros componentes são ocultados e a fiscalização não consegue identificar todos os produtos que formam os termogênicos.
"Essas substâncias são autorizadas no Brasil, outras não são, e a maioria delas que são importadas vem com princípio ativo. Eles omitem os dados e não sabemos até que ponto elas são omitidas ", explica.
Alguns produtos que são proibidos pela Anvisa continuam sendo comercializados em diversos locais (Foto: reprodução)
Aureliano diz ainda que os principais efeitos colaterais causados pelo termogênico é o aumento da frequência cardíaca e consequentemente da pressão arterial. "O exercício físico deve ser planejado e sistematizado. Caso contrário o uso desse termogênico pode levar a ocorrência de AVC, infarto do miocárdio, entre outros problemas. O que percebemos é que geralmente as pessoas que tomam não recebem indicação de profissionais qualificados. Na maioria das vezes são pessoas que atuam de forma ilegal. Muitas pessoas também acham que devido ao tempo de prática na academia, estão aptos a prescreverem exercícios e não é assim", finaliza.
A nutricionista Ágatha Crystian Silva de Carvalho concordou com Aureliano Machado e disse que o consumo excessivo de termogênico podem sim causar malefícios a saúde, inclusive causando a morte do indivíduo. Ela ressalta que o consumo somente deve ser feito sob prescrição médica de um profissional nutricionista, e apenas em casos adequados e após avaliação médica.
Aumento do apetite também é provocado devido ao uso excessivo dos termogênicos. (Foto: Arquivo pessoal)
"Muitos praticantes de musculação tomam por conta própria ou sob orientação do personal da academia. O consumo de pequenas doses em excesso, já podem ser prejudiciais e a longo prazo os prejuízos se ampliam", destaca.
Entre os principais efeitos colaterais, a nutricionista fala que o sistema imunológico é um dos mais afetados, e que taquicardia, taquipneia, hiper ou hipotensão também podem ser sintomas sentidos.
"Se a pessoa malha excessivamente, ela pode lesar a musculatura. Já o cérebro pode ser lesado mais por componentes químicos, não pela atividade física em excesso. Malhar em excesso provoca sintomas como tremor, fraqueza, supressão imunológica, estado de fadiga muscular e cansaço extremos. Mas o indivíduo pode entrar em estado de overtraining, aí sim podem surgir lesões neurológicas e cerebrais", concluiu.

fonte portal o olho