domingo, 19 de abril de 2015

Vereador denuncia falta de oxigênio em hospital, mas direção nega ausência do gás


Vereador denuncia falta de oxigênio em hospital, mas direção nega ausência do gás

Na rede social o vereador explica que uma jovem teve complicações por conta da falta de equipamentos necessários para seu atendimento



Vereador Toni Rodrigues (Foto: Reprodução Facebook)

O vereador Toni Rodrigues, do município de Altos, cidade a 41 km de Teresina, fez, através de sua página no Facebook, uma denúncia a respeito de deficiência no serviço de Saúde prestado pelo Instituto de Saúde José Gil Barbosa. Na rede social, o vereador explica que uma jovem teve complicações por conta da falta de equipamentos necessários para seu atendimento.
“Infelizmente, uma jovem quase morreu na noite desta quinta-feira no Instituto de Saúde 'José Gil Barbosa', em Altos, por falta de oxigênio. A denúncia é de servidores daquela casa de saúde encaminhada ao vereador Toni Rodrigues (PTB) para que torne o fato de conhecimento público”, explica ele, na página.
O parlamentar trata na postagem ainda sobre a limpeza do hospital, que na parte interna estaria sendo feita por esforço dos funcionários que estariam com salários em atraso. “Alguns estão sem receber os seus salários desde janeiro, mesmo os efetivos. Mas na parte externa, em todos os arredores e principalmente na entrada, há um grande acúmulo de folhas secas e entulhos, tudo porque há quem faça a varrição, mas não tem quem proceda o recolhimento. A situação é muito grave”, denuncia.
Foto: Reprodução Facebook
Em contato com O portal, Toni Rodrigues afirmou que já formalizou a denúncia no Ministério Público do Estado, no Tribunal de Contas do Estado e na Comissão de Direitos Humanos da OAB. Ainda de acordo com o vereador, o hospital recebeu em março de 2014, mais de R$ 1 milhão para passar por uma reforma, e desde então o atendimento ambulatorial foi desestruturado.
DIRETORIA DO INSTITUTO NEGA QUE HAJA PROBLEMAS NO HOSPITAL
Foto: Reprodução Facebook
Procurada pela equipe de reportagem do portal, a diretora do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, Constance Boa Vista, disse que não tem conhecimento do caso e que no hospital há oxigênio para atendimento de pacientes que necessitem, e que as ambulâncias também são equipadas com balões que possuem o gás.
Quanto às denúncias a respeito da limpeza do instituto de saúde e do atraso de salários de servidores, Constance Boa Vista também nega que haja procedência. “Ao que consta, de todos os servidores e efetivos, a gente não está com nenhuma folha atrasada. Essa questão da limpeza pode ser que tenham falado alguma coisa porque ainda estamos em reforma do lado, mas temos um pessoal que faz essa limpeza o tempo inteiro”.
Ainda de acordo com a diretora, o problema por qual passa o hospital de pequeno porte, é de superlotação, por estar atendendo pacientes não só do município, mas também de cidades vizinhas.

fonte portal o olho