terça-feira, 12 de maio de 2015

Descaso DNIT ignora apelos da comunidade e laterais da BR-316 em Picos permanecem intrafegáveis


Descaso

DNIT ignora apelos da comunidade e laterais da BR-316 em Picos permanecem intrafegáveis

Apesar das inúmeras reivindicações da comunidade e das autoridades do município, o órgão federal até hoje não tomou nenhuma providência


Os insistentes apelos da comunidade picoense e das autoridades locais não têm sensibilizado o Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes-DNIT, e as vias laterais da BR-316 continuam intrafegáveis. O problema persiste há vários anos e se agravou bastante após o período chuvoso, deixando a população com um sentimento de abandono.
Imagem: José Maria Barros/GP1Laterais da BR-316 estão em situação crítica(Imagem:José Maria Barros/GP1)Laterais da BR-316 estão em situação crítica

As pistas laterais da BR-316 que estão danificadas compreendem o trecho que vai do segundo balão da Bomba até a Paraibinha. No percurso estão vários bairros como DNER, Morro da AABB, Junco, Pedrinhas, Jardim Natal e Catavento.
Imagem: José Maria Barros/GP1Recapiamento das vias foi feito em 2006(Imagem:José Maria Barros/GP1)Recapiamento das vias foi feito em 2006

O recapeamento asfáltico das vias laterais da BR-316, também conhecida como avenida Transamazônica, foi realizado no ano de 2006. De lá para cá o trecho não passou por nenhuma obra de recuperação e por isso se encontra totalmente deteriorado.

Quando ainda estavam em condições de trafegabilidade, as laterais da BR-316 eram utilizadas por motoristas e motociclistas para fugir do trânsito intenso da via central. Hoje, quase ninguém circula pelas laterais devido às péssimas condições em que as mesmas se encontram.

Reclamações


As reclamações são constantes e partem de todos os segmentos da sociedade picoense. Dentre os mais prejudicados estão os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal e Tecnológico do Piauí – IFPI, que necessitam do transporte coletivo. Por conta da buraqueira nas laterais os ônibus circulam em baixa velocidade ou são obrigados a trafegar pela via central.
Imagem: José Maria Barros/GP1Problema já foi denunciado várias vezes pelas autoridades(Imagem:José Maria Barros/GP1)Problema já foi denunciado várias vezes pelas autoridades

Autoridades representativas do município também não se cansam de cobrar do Dnit uma solução para o problema. A Câmara de Picos aprovou por unanimidade na sessão do dia 19 de fevereiro, requerimento de autoria da vereadora Francisca Celestina de Moura, a Dalva Mocó (PSB), solicitando do órgão a recuperação das laterais da BR-316 na zona urbana da cidade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Ronaldinho cobra solução para o problema(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Ronaldinho cobra solução para o problema

Falando sobre o assunto, o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB), disse que é uma vergonha para Picos passar por uma situação dessas. “Fica aqui a nossa indignação, porque nem o governo federal assume a responsabilidade e nem a administração municipal faz a sua parte” – alfinetou.

Para o vereador, quando os governos estadual ou federal não resolvem, a administração municipal tem que fazer pelo menos um paliativo. Algo que ofereça ao cidadão picoense as mínimas condições de trafegabilidade e isso não está acontecendo. 
 
“Fica nesse jogo de empurra, empurra! Um esperando o outro executar o serviço, nada não é feito e quem perde é a população” – alerta o vereador Rinaldinho.

Outro lado
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito Kléberr diz que já cobrou execução da obra várias vezes(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito Kléber diz que já cobrou execução da obra várias vezes


O prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), afirma que já fez inúmeras cobranças ao Dnit para que recupere as laterais da BR-316, porém, ainda não obteve êxito em seus apelos.

Desde que assumiu o comando do município no dia 1º de janeiro de 2013, Kléber Eulálio já esteve mais de dez vezes visitando o Dnit para cobrar a realização da obra de recuperação das vias laterais da BR-316. Além disso, já enviou ofícios para a direção do órgão cobrando celeridade na obra, que até hoje não saiu.

A direção do Dnit comunicou a Assembleia Legislativa do Estado em 19 de março deste ano, a abertura da licitação para reforma das pistas laterais da BR-316 na área urbana de Picos. No entanto, quase dois meses depois a obra ainda não começou, enquanto aumentam as cobranças e reclamações por parte da população.

Imagem: José Maria Barros/GP1Situação é precária(Imagem:José Maria Barros/GP1)Situação é precária
Imagem: José Maria Barros/GP1Vários trechos estão praticamente intrafegáveis(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vários trechos estão praticamente intrafegáveis

fonte gp1