segunda-feira, 22 de junho de 2015

Reunião FGV vai monitorar obras prioritárias para o Governo do Estado


Reunião

FGV vai monitorar obras prioritárias para o Governo do Estado

O assunto foi discutido na tarde desta segunda-feira (22), no Palácio de Karnak, pelos gestores das pastas relacionadas às obras escolhidas.


Hospital Regional de Picos, Rodoanel de Teresina, Viaduto da Avenida Miguel Rosa, Nova Maternidade de Teresina, Adutora do Sudeste Piauiense, duplicação e restauração da BR 316 e da BR 343. Essas são algumas das mais de 40 obras prioritárias que serão monitoradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), através de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Escritório de Monitoramento de Projetos Multidisciplinares da FGV, pelo prazo de 24 meses.

O assunto foi discutido na tarde desta segunda-feira (22), no Palácio de Karnak, pelos gestores das pastas relacionadas às obras escolhidas. “Será criado o Sistema de Informações Gerais (SIG), integrado ao Sistema de Monitoramento de Obras (Simo), para acompanhar inicialmente 44 ações, consideradas fundamentais para o Piauí. A maioria é das áreas de mobilidade urbana, construção de unidades hospitalares e escolares, adutoras, esgotamento sanitário. O nosso objetivo é que elas sejam executadas com o máximo de agilidade possível”, afirmou o secretário de Governo, Merlong Solano, encarregado de coordenar o Comitê Gestor da iniciativa.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador Wellington Dias
Durante a reunião, o coordenador de Projetos da FGV, José Eduardo Quintella, fez uma explanação sobre como os trabalhos serão conduzidos, a começar pelo registro fotográfico da atual situação de cada uma das obras. Já o consultor de projetos da FGV em Teresina, Joaquim Bezerra, explicou que o próximo passo será a realização de reuniões em separado com cada órgão já a partir da próxima quarta-feira.

“Os gestores devem participar ativamente, colocando essa parceria como ponto importante de gestão. É necessária a definição de um técnico responsável por intermediar a relação com a FGV, fornecendo informações necessárias e repassando o andamento das ações”, frisou Merlong Solano.
Imagem: DivulgaçãoFGV vai monitorar obras prioritárias para o Governo do Estado(Imagem:Divulgação)FGV vai monitorar obras prioritárias para o Governo do Estado
A FGV vem realizando trabalho semelhante junto ao Governo do Ceará, monitorando a destinação de mais de 4,15 bilhões de reais em investimentos aplicados em 180 municípios cearenses. “A nossa missão é produzir informações rápidas, antever riscos para evitar possíveis problemas e garantir eficiência de gestão”, pontuou José Eduardo Quintella.

A reunião contou com a presença do secretário de Planejamento, Antônio Neto; de Meio Ambiente, Ziza Carvalho; e das Cidades, Fábio Xavier; além do presidente da Agespisa, Raimundo Trigo; do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), José Dias; e da diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso. Também enviaram representantes, a Procuradoria Geral do Estado; o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi); e as secretarias de Infraestrutura, Saúde e Turismo.

fonte gp1