quarta-feira, 22 de julho de 2015

Com discurso feminista, Margarete Coelho toma posse e se emociona


Com discurso feminista, Margarete Coelho toma posse e se emociona

Compromisso mais importante será um encontro dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), assumiu na manhã desta quarta-feira (22) o lugar do governador Wellington Dias (PT). Ela será a primeira mulher a assumir o cargo no Estado e ficará por quase duas semanas. 
Durante a solenidade de posse, Margarete fez um discurso feminista e lembrou de mulheres históricas que assumiram cargos importantes e dominados por homens. "Precisamos empoderar as mulheres e não apenas dar-lhes graciosamente o poder que pertencia aos seus pais ou maridos", disse.
Fotos: Elias Fontinele/ODIA
Emocionada, a governadora declarou que tem a responsabilidade de participar como testemunha e protagonista da luta das mulheres pela igualdade de direitos. Ela citou nomes como Miriam Portela, primeira deputada Federal do Piauí; a vereadora Francisca Trindade, a escrava esperança Garcia e a arqueóloga Niède Guidon. "A emoção de representar as mulheres do Piauí chega, mas acima de tudo a coragem e a vontade de fazer mais e melhor", disse.
O compromisso mais importante que Margarete terá nos próximos 12 dias será um encontro de todos os governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff, no dia 30 de julho. A reunião é o resultado dos encaminhamentos do encontro dos governadores que aconteceu no Piauí. "Vamos aprofundar as discussões que foram suscitadas em uma carta política escrita no Piauí e que recebeu a adesão dos nove governadores do Nordeste e de mais nove de outros Estados. A carta também expressa o nosso apoio político e administrativo à presidente", disse Margarete.
Prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a senadora Regina Souza (PT), o secretário de Segurança Fábio Abreu (PTB), a delegada Wilma e outras autoridades. A mãe, as irmãs e a filha de Margarete Coelho também estiveram presentes.
Questionada se está preparada para assumir o governo nesse momento ou mesmo futuramente, de modo efetivo, Margarete foi direta. "Sou sertaneja e piauiense. Nós sempre estamos preparadas", declarou. 
O cargo será ocupado interinamente por ela enquanto o governador estiver em Washington (EUA) para tratar da liberação de recursos para investimentos em educação, saúde e segurança. A esposa de Wellington Dias e secretária de Educação, Rejane Dias (PT), também viaja para o país. O governador autorizou o afastamento dela para viagem por motivos pessoais.

fonte portal o dia