sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governadores do NE encerram encontro com promessas de novas discussões sobre temas


Governadores do NE encerram encontro com promessas de novas discussões sobre temas

No final do evento, o governador Wellington Dias (PT) destacou a importância das discussões e a expectativa de que os pontos debatidos se tornem realidade


Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (17/07), o Encontro dos Governadores do Nordeste realizado em Teresina. Após dois dias de intensa discussão, os líderes dos Estados da região elaboraram uma lista de reivindicações intitulada de “Carta de Teresina”, que deverá ser entregue a presidente Dilma Rousseff (PT). No documento, eles apresentam sugestões para as áreas de Segurança, Previdência e Ciência e Tecnologia.
Em coletiva, Wellington apresentou os pontos da Carta de Teresina / Foto: Vitor Sousa/O Olho
O encontro foi encerrado com a promessa de novas discussões e reuniões entre os governadores e os ministros. Para que os pedidos realizados em Teresina possam se concretizar, os governadores do Nordeste ainda terão que recorrer várias vezes à Brasília para conseguir a liberação de recursos.


No final do evento, o governador Wellington Dias (PT) destacou a importância das discussões e a expectativa de que os pontos debatidos se tornem realidade. “Faço uma avaliação muito positiva porque em alguns pontos discutimos até o que estava fora da pauta”, declarou.
PREVIDÊNCIA
O déficit da previdência foi eleito pelos governadores presentes no evento como um dos problemas principais vividos pelos estados do Nordeste. Na carta que será encaminhada ao Planalto, os governadores apresentam duas vias como possíveis soluções para o problema.
Os governadores pedem a criação de um grupo de trabalho entre os estados e representantes do Ministério da Previdência para buscar uma solução. Eles também querem a criação de um fundo para compensar o rombo e equilibrar a Previdência.
“Quando se tem garantido o dinheiro para pagar os aposentados e pensionistas não se precisa tirar dinheiro de outras áreas fundamentais como educação e saúde”, declarou o governador ao analisar os pontos que serão tratados na carta.
Wellington diz aguardar resposta do Governo Federal Foto: Vitor Sousa/O Olho
SEGURANÇA
Ao final do encontro, os governadores pediram na carta que o Governo Federal ajude o Nordeste na implantação de projeto de integração das ações de combate à violência na região.
Wellington Dias afirma que não será possível ter resultados imediatos do encontro já que todas as ações discutidas dependem da participação do Governo Federal. “Eu digo que é impossível ter resultado aqui no Piauí se não for de forma integrada com o Governo Federal”, disse.
No Plano de Segurança Pública, eles pedem que o Governo Federal garanta a construção de pelo menos um presídio em cada Estado. “Isso garante que cada Estado possa ter os presos de segurança máxima separados. E garantir a condição de colocar os policiais que hoje servem de vigias de presídios nas ruas garantido a proteção do povo”, comentou.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Na área da tecnologia, os governadores do Nordeste pedem mais investimentos na região para melhoria da internet. Eles solicitam ainda 28% de todos os recursos destinados para a área. “Isso é necessário porque hoje temos 28% de toda a população do país”, destacou Dias. 

fonte portal o olho