Aquisição de armas ainda é impasse para atuação da Guarda Municipal
Prefeitura já encaminhou ao Exército a solicitação do crédito institucional, ou seja, o direito de poder comprar a quantidade de armas necessárias
O edital para realização do concurso da Guarda Municipal de Teresina deve ser lançado até o próximo dia 31 de agosto, mas alguns impasses ainda não foram solucionados. Um deles é em relação à aquisição das armas que vão ser utilizadas quando a Guarda entrar em funcionamento.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, delegado Samuel Silveira, o pedido de autorização para a compra das armas já foi encaminhado ao Exército. “Estamos tentando vencer a burocracia na parte do armamento. Encaminhamos ao Comando do Exército, a solicitação do crédito institucional, ou seja, o direito da Prefeitura de poder comprar certo quantitativo de armas para poder colocar à disposição da Guarda Municipal”, explica.
Foto: Elias Fontenele/ ODIA
O número de vagas que vão ser ofertadas no edital ainda é incerto. “Queremos contar com 100 guardas municipais, mas isso não quer dizer que no edital venham previstas as 100 vagas. É possível que sejam mais, mas também podem ser menos. O nosso planejamento foi feito em torno do número de 100 guardas municipais”, explica Samuel Silveira.
O edital do concurso, que deve ser lançado até o dia 31 de agosto, deve contar com 5% das vagas destinadas a deficientes físicos, além de exigir que os candidatos possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A e B. A expectativa é que as provas sejam realizadas no mês de outubro, e que os aprovados comecem a atuar na Guarda Municipal a partir de janeiro do próximo ano.
O Grupo de Trabalho que organiza a estruturação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social se reúne diariamente, das 15h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento. Além da Guarda Municipal, a pasta será responsável por gerir a Defesa Civil, Assistência Militar e os conselhos de proteção social.
O papel da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração.