Sistema de monitoramento visa combater violência em Parque Lagoas do Norte
Foram instaladas 26 câmeras no local, interligadas a uma base móvel de acompanhamento.
Na manhã desta terça-feira (25), foi inaugurado o sistema de videomonitoramento eletrônico na região do Parque Lagoas do Norte. Foram instaladas 26 câmeras no local, interligadas a uma base móvel de acompanhamento, que funciona como um centro de comando e controle.
Representando o prefeito Firmino Filho na solenidade de inauguração, o superintendente executivo da SDU/Centro-Norte, Ângelo Cavalcante, explica que a Central de Controle está montada em um ônibus, que oferece estrutura para os policiais fazerem o acompanhamento de tudo aquilo que é captado pelas câmeras. “Essa é uma maneira muito eficaz de prevenção e combate a crimes de diversas naturezas, pois, em caso de violação de lei, os policiais são acionados imediatamente e farão a patrulha pelo local”, conta.
Para dona Graça Soares, moradora do bairro São Joaquim, o sistema é uma resposta aos anseios da população: “Essa é uma conquista muito esperada por todos os moradores e agora nós estamos esperançosos que essa ação, enfim, combata a violência. Antes, mesmo a gente vendo a insistência da polícia, a constante ronda de patrulha, nós ainda ficávamos com medo de passear pelo Parque na parte da noite e essa falta de segurança também afasta os turistas. Agora, com o sistema de videomonitoramento, essa realidade vai mudar e vai melhorar em tudo. Na realidade, isso é um sonho de toda a comunidade que está sendo realizado”, avalia.
O sistema de monitoramento eletrônico integra as ações do programa Crack, É Possível Vencer, que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
“O Programa Lagoas do Norte possui um forte trabalho de envolvimento comunitário e desenvolve atividades educativas e de mobilização junto à população beneficiária. Nesse contexto, o Parque Lagoas do Norte se consolidou como um espaço de convivência comunitária e de prática esportiva. A instalação das câmeras irá fortalecer a participação comunitária e aumentar a segurança em todo o entorno do Parque, dando mais tranquilidade e qualidade de vida às famílias”, destacou o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.
Segundo o governador Wellington Dias, a solenidade de hoje marca o funcionamento do primeiro sistema de monitoramento eletrônico da capital. “Hoje nós inauguramos o primeiro sistema de monitoramento eletrônico de Teresina. Nossa pretensão é mudar a realidade da população da região do Lagoas do Norte, proporcionando segurança de uma maneira mais eficaz. Nos próximos dias, vamos inaugurar o sistema de videomonitoramento na Vila Jerusalém, zona Sul da cidade, e pretendemos ampliar essa ação para todas as zonas da capital, de forma que possamos manter um sistema de segurança ideal e igualitário”, declarou.
Fonte:portal o dia