quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Governo apresenta novo Centro de Controle, inspirado no sistema adotado na Copa


Governo apresenta novo Centro de Controle, inspirado no sistema adotado na Copa

O escopo do projeto foi apresentado por técnicos do Ministério da Justiça, nesta tarde.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública apresentou, na tarde desta quarta-feira (16), as diretrizes para instalação do novo Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí.
O escopo do projeto foi apresentado por técnicos do Ministério da Justiça (Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Extraordinária de Segurança). O evento contou com a presença da vice-governadora, Margarete Coelho, do secretário de Segurança, Fábio Abreu, do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, e do inspetor Alexandre, representando a Polícia Rodoviária Federal.
A vice-governadora iniciou a apresentação do Centro Integrado conclamando as forças de segurança para trabalharem juntas no intuito de combater a crescente criminalidade no Estado. "É importante que tenhamos o melhor de todos os nossos sistemas para que o Piauí possa se tornar um modelo a ser seguido no País", afirmou Margarete.
O capitão Alex Neves, representante do Ministério da Justica, explica que os centros de controle que estão sendo implantados pelo País seguem o modelo adotado na Copa do Mundo da Fifa, em 2014, que foi bastante elogiado por sua eficiência e efetividade.
Neves explica que o Ministério da Justiça está fazendo um estudo junto com à Secretaria de Segurança Pública para conhecer o "nível de criticidade" da área e definir o custo de implantação do novo sistema. "O nível de criticidade corresponde às demandas de segurança da região, aos índices da criminalidade e à periculosidade da área", detalha.
Capitão Alex Neves explicou procedimentos necessários para implantação do novo Centro Integrado de Comando e Controle (Fotos: Maria Clara Estrêla)
O Centro Integrado terá uma plataforma por meio da qual será possível o contato e a troca de informações com os centros de outros Estados, facilitando a realização de ações integradas, em especial com os vizinhos Maranhão e Ceará.
O capitão Alex Neves deixou claro que no Piauí a implantação do sistema ainda está na fase de estudos preliminares. Segundo ele, os técnicos do Ministério da Justiça precisam conhecer bem o Estado para saber o melhor modelo a ser adotado. Com este propósito, a Secretaria de Segurança Pública está repassando dados técnicos e de pessoal para o Serviço de Inteligência do ministério.
Além do Piauí, o ministério está implantando Centros Integrados em mais 14 Estados. Cada um deles será dividido em cinco módulos: administrativo, de apoio, de monitoramento, de inteligência e técnico.
Segundo o Governo, o novo Centro Integrado tem o objetivo de tomar decisões ágeis e inteligentes em situações de emergência, otimizando recursos e ações. A proposta é que o sistema integra representantes das forças de segurança municipal, estadual e federal, além do Detran, Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A construção do Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí será feita por meio de licitação a ser realizada em Brasília.
Investimento
O secretário Fábio Abreu deixou claro que o Ministério da Justiça vai financiar todo o projeto e a construção do novo centro, que, posteriormente, será doado para o Estado.
O secretário ressalta que o modelo já existe nos 12 Estados que sediaram a Copa do Mundo de 2014, o que deve facilitar a implantação no Piauí.
Ainda segundo Fábio Abreu, o atual sistema de monitoramento do Estado não será completamente descartado, mas sim incorporado ao novo modelo.
"Vamos integrar o que existe, não criar algo do zero", ressalta Fábio Abreu.

fonte portal o dia