sábado, 31 de outubro de 2015

Juiz aceita denúncia contra ex-prefeito Inocêncio Leal Parente


Juiz aceita denúncia contra ex-prefeito Inocêncio Leal Parente

O juiz Pablo Baldivieso, da Vara Única Federal de São Raimundo Nonato, acolheu denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Dom Inocêncio, Inocêncio Leal Parente e, também, contra o ex-secretário de Saúde, Sílvio Correia de Aragão Neto. Ambos foram acusados de terem infringido o art. 89, da Lei das Licitações. (dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade).
Imagem: ReproduçãoInocêncio Leal Parente(Imagem:Reprodução)Inocêncio Leal Parente

De acordo com o MPF, entre os anos de 2008 e 2009, o ex-prefeito e Sílvio Aragão contrataram empresa para a aquisição de medicamentos e material hospitalar, sem a devida licitação ou formalização de dispensa de licitação, utilizando-se de verbas federais repassadas ao município pelo Ministério da Saúde por meio dos programas de Atenção Básica e Farmácia Básica.

O MPF embasa a denúncia em relatório elaborado, apenas referente ao ano de 2009, pela Controladoria Geral da União (CGU) que constatou a aquisição de medicamentos no valor de R$ 26.425,00 (vinte e seis mil, quatrocentos e vinte e cinco reais) sem a realização de licitação. 

A pena prevista para esse tipo de crime é de detenção de 3 a 5 anos e multa.

A decisão do magistrado recebendo a denúncia foi expedida no dia 27 de outubro. Foi determinado, ainda, a citação dos acusados para apresentarem defesa num prazo de 10 dias.

fonte gp1

Encontro Wellington participa de reunião para tratar sobre Tabuleiros Litorâneos


Encontro

Wellington participa de reunião para tratar sobre Tabuleiros Litorâneos

O encontro, realizado no auditório da Embrapa de Parnaíba, também contou a presença de produtores e autoridades políticas estaduais e federais, como é o exemplo do senador Elmano Férrer.

O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (30), do Encontro Técnico promovido pela Prefeitura de Parnaíba para tratar sobre os temas pecuária leiteira e Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, projeto que tem como finalidade promover a fruticultura irrigada na região Norte. O encontro, realizado no auditório da Embrapa de Parnaíba, também contou a presença de produtores e autoridades políticas estaduais e federais, como é o exemplo do senador Elmano Férrer.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Segundo o governador, os ajustes estruturais das obras dos Tabuleiros Litorâneos estão ligados ao bom relacionamento de todos os órgãos envolvidos no projeto. “Saímos daqui como uma lista de responsabilidades. Logo, é preciso a união de todos para que as coisas corram bem”, disse Wellington Dias. E completou: “Estamos trabalhando para que os Tabuleiros Litorâneos se tornem mais um fator de desenvolvimento econômico do estado”.

Sobre as questões relacionadas ao alto custo da energia elétrica e a regularização de terras do projeto, o governador assegurou que fará uma reunião como o ministro da Casa Civil, Eduardo Braga, para tratar sobre uma lei que possa regularizar a concessão do direito do uso da terra do perímetro irrigado, viabilizando assim, o uso de garantia para financiamentos. Wellington afirmou que se reunirá também com os gestores da Eletrobras e irrigadores, desta vez, para sanar os problemas ligados aos altos custos da energia.
Imagem: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer(Imagem:Lucas Dias/GP1)Elmano Férrer
Na ocasião, o senador Elmano Férrer  falou  que a reunião foi um avanço no que diz respeito ao atendimento dos irrigadores e também para atender os anseios do Ministério Público Estadual (MPE) e da Vigilância Sanitária, já que essas insituições haviam entrado como uma ação  para transferir a bacia leiteira do perímetro urbano de Parnaíba para os Tabuleiros Litorâneos. “Muitos políticos, incluindo deputados federais, estão engajados para que esse projeto seja finalizado. Recentemente, participei de uma reunião, juntamente como o pessoal do Dnocs e Embrapa, para fazer os ajustes necessários para que possamos consolidar a mudança da bacia leiteira para os Tabuleiros Litorâneos”, diz Elmano.
Imagem: Francyelle Elias/GP1Prefeito de Parnaíba Florentino Neto(Imagem:Francyelle Elias/GP1)Prefeito de Parnaíba Florentino Neto
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, falou que a presença dos gestores estaduais e federais foi muito importante para definir os novos rumos das obras do Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos. “Esse encontro foi essencial, não apenas no que diz respeito à retomada das obras dos Tabuleiros, mas também sobre como podemos evitar erros junto a implantação do novo projeto, que será a Vila do Leite de Parnaíba", comenta Florentino .

Fonte:gp1 Ascom


Deputado Joel Rodrigues quer instalação de barreira na BR 135


Deputado

Joel Rodrigues quer instalação de barreira na BR 135

Segundo o deputado estadual, esse tipo de barreira vai diminuir a velocidade dos veículos e consequentemente irá reduzir o número de acidentes que acontecem na região.

O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) teve requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) onde pediu a instalação de barreira na BR-135.
Imagem: Caio BrunoJoel Rodrigues(Imagem:Caio Bruno)Joel Rodrigues
O pedido será encaminhado para o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Piauí, Paulo de Tarso, para que uma barreira eletrônica seja instalada na BR-135, no trecho localizado na zona urbana da cidade de Manoel Emídio.

Segundo o deputado estadual, esse tipo de barreira vai diminuir a velocidade dos veículos e consequentemente irá reduzir o número de acidentes que acontecem na região.

“Este município necessita de uma barreira eletrônica para ter o controle de velocidade dos carros e motos que utilizam a BR-135 na zona urbana deste município, haja vista que o principal motivo desse controle é evitar acidentes e melhorar a qualidade no trânsito da população da região”, afirmou o deputado estadual no requerimento.

fonte gp1

Ação penal Chega as alegações finais ação contra acusados de homicídios


Ação penal

Chega as alegações finais ação contra acusados de homicídios

Os réus serão julgados por latrocínio e podem pegar até 30 (trinta) anos de cadeia. A sentença será prolatada pelo juiz Carlos Marcello Sales Campos.

Está em fase de alegações finais a ação penal que pede a condenação dos acusados de matar o casal de aposentados José Pio Vilarinho, 67 anos, e Auridinalva Maria de Freitas Vilarinho, 60, no município de Corrente em março de 2014. O promotor de Justiça, Rômulo Paulo Cordão, apresentou alegações finais e pediu a condenação de Nilton de Souza Moura, 48 anos, e Janisson Vieira Cirqueira, conhecido como Tan, 28 anos, nas penas do art.157, § 3° combinado com o artigo 29, agravado pelo art. 61, alíneas C,D,F e H, todos combinados com art.1°, II, da Lei 8.072/90 (Lei dos crimes hediondos). Os réus serão julgados por latrocínio e podem pegar até 30 (trinta) anos de cadeia. A sentença será prolatada pelo juiz Carlos Marcello Sales Campos. 
Imagem: DivulgaçãoNilton de Souza Moura e Janisson Vieira Cirqueira(Imagem:Divulgação)Nilton de Souza Moura e Janisson Vieira Cirqueira

Confira como o crime aconteceu

Nilton era trabalhador rural e executava trabalhos de roço, capina e pequenas manutenções em diversas chácaras próximo à localidade em que vivia, tendo em sua carteira de clientes pessoas que atendia há anos. O trabalho que estava sendo executado ao senhor Pio, realizava em parceria com o seu enteado, Tan. A condição financeira de ambos não era confortável principalmente a do mais novo, cuja esposa está grávida. Tan sofre para construir uma casa, praticamente um barraco, para aguardar a chegada do novo filho, que ainda não possui enxoval. O homem acha ainda que o valor que recebe pelas diárias é muito abaixo do que o seu trabalho realmente vale.

Quanto às vítimas, eram aposentados e tinham uma residência localizada à Rua Getúlio Vargas, no Centro de Corrente e uma casinha na localidade de Volta da Serra, próximo à Vereda da Porta, zona rural do município. Periodicamente, seu Pio negociava gado com um pequeno açougue na cidade.
Imagem: DivulgaçãoArmas do crime(Imagem:Divulgação)Armas do crime

A última vez que o homem recebeu pagamento oriundo de uma negociação, na sexta-feira anterior ao crime, Nilton e Tan tomaram conhecimento do dinheiro recebido. Aí teve início a ideia do roubo, porém ambos chegaram ao consenso de que, para que ninguém ficasse sabendo do furto, eles teriam que matar o casal. “No entendimento deles, eles tinham que matar. Não bastava subtrair o dinheiro”, relatou o delegado João Rodrigo.

No dia do crime, terça-feira, ambos trabalharam até por volta das 17h na chácara das vítimas e simularam que tinham ido embora. Esconderam-se próximo a residência e esperaram anoitecer. Às 18h20min, ao perceber o sr. Pio deitado na rede, completamente vulnerável, Nilton sorrateiramente chegou por trás, pegou o facão que estava na própria varanda e desferiu violentos golpes no rosto e cabeça, outro no peito. Dona Auridilva, que estava na cozinha preparando o jantar, nada ouviu. Nilton entrou na casa, chegou igualmente por trás, e novamente desferiu um vigoroso golpe no pescoço da vítima e outro nas costas, além de outros golpes, todos extremamente violentos, com o objetivo de matar imediatamente. “O crime foi extremamente violento, os golpes foram dados por trás, sem nenhuma chance de reação”, contou o delegado.

Ao constatar que ambos estavam mortos, Nilton fez sinal a Tan, que adentrou a residência, procurou o dinheiro e assim que o encontrou, ambos evadiram-se do local. A arma utilizada no crime foi deixada ali mesmo na varanda. Nilton chegou em sua casa por volta das 19h e foi com toda a família para a moenda de farinha na sua propriedade, onde permaneceu trabalhando até as 21h.

Na manhã seguinte, Nilton foi o primeiro a chegar na cena do crime, como se estivesse indo trabalhar, assim como fazia todos os dias. Posteriormente, contou à polícia que viu o sr. Pio deitado na rede, com sangue ao chão. Disse que se aproximou e viu que ele estava morto. Relatou ainda que foi por fora, até a cozinha, e que viu dona Auridilva deitada no chão, mas não entrou na casa. Nilton teria dito ainda que saiu para procurar ajuda na vizinhança, mas somente quando encontrou um servidor da prefeitura que passava na rua é que pode avisar do crime. A partir daí, a polícia foi chamada ao local e a comunidade tomou conhecimento. Durante toda a diligência policial, Nilton permaneceu junto à cena, ajudando inclusive a colocar os corpos no caixão. Ao final, pegou carona com um policial civil.

As investigações iniciaram, e logo Nilton foi interrogado. Em seu depoimento, algumas contradições foram constatadas, como o fato de relatar detalhes da cena do crime, mesmo tendo afirmado outrora que não esteve nela.

“O Nilton quis criar diversos álibis. O primeiro que ele inventou foi, ao terminar de executar o casal, ir diretamente para sua casa e levar a família inteira para moer tapioca, assim todos afirmaram que ele estava em casa na noite do crime. Porém, entre 18h20min e 19h o crime estava concluído e ele se encaminhou para casa, assim como fazia todos os dias. Ninguém imaginaria que ele teria, neste curto espaço de tempo, matado duas pessoas.  O segundo foi afirmar que teria encontrado os corpos”, enfatizou João Rodrigo.

Já o Tan, no dia do crime, teria pedido a alguém que pagasse um refrigerante à ele, por volta do meio dia, pois nem para isso tinha dinheiro. “Depois do crime, no dia seguinte, foi à cidade para comprar um tênis, três camisas, enxoval para o bebê. Como apareceu esse dinheiro de repente? Ele foi mais fácil de ser identificado, pois as evidências estavam mais claras”, afirmou o delegado.

À medida que os depoimentos foram sendo tomados, as contradições cresciam. Ambos diziam que nunca haviam se encontrado no serviço prestado ao sr. Pio, que trabalhavam sozinhos, o que logo foi desmentido por testemunhas. Na noite de quarta-feira, a polícia chegou a ir até onde Tan residia, para conversar, e ele fugiu, chamando ainda mais a atenção da polícia. No dia seguinte, a polícia o encontrou e o convenceu a ir até a delegacia. A partir deste momento, foram sendo sucessivamente desmentidos, acabando por confessar o crime.

A dissimulação dos criminosos foi o que mais chocou a polícia e a sociedade. Muitos acreditavam na inocência dos dois acusados e apenas após a confissão é que a comunidade definitivamente entendeu que estava diante de dois perigosos criminosos. Alguns ainda estão incrédulos, devido à violência do crime.

A rápida ação da polícia permitiu a elucidação do crime em menos de três dias. “Cumprimos nosso dever e estamos satisfeitos de poder apresentar à sociedade o excelente resultado desta investigação”, afirmou o delegado João Rodrigo, que foi quem coordenou todo o trabalho da polícia civil. 


fonte gp1 Com informações do Portal Corrente


Cristalândia: Câmara instaura CPI e pede afastamento do prefeito


Cristalândia: Câmara instaura CPI e pede afastamento do prefeito

A Câmara de Vereadores de Cristalândia (900 km de Teresina) instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na administração de repasses do Governo Federal e Estadual referentes à gestão do atual prefeito, Neemias Lemos (PTB). A CPI foi aprovada por 5 dos 9 vereadores da cidade na última segunda-feira (26).
A investigação preliminar, segundo o requerimento, está sendo feita há cinco meses. Dentre as denúncias, estão o desvio de verbas federais na Educação, na Saúde e do Fundeb, suposta apropriação previdenciária e não cumprimento o Termo de Ajuste e Conduta proposto pelo Ministério Público do Piauí para regularização do funcionamento de 23 unidades escolares. O documento pede ainda o afastamento do prefeito Neemias Lemos de suas funções, pelo período de 90 dias.
O vereador Marcos Lisboa (PSB) afirmou que a Câmara tem o prazo de 48 horas, de acordo com o regimento interno, para começar as investigações. "Inclusive, na terça-feira, dia 3 de novembro, vamos entrar com o pedido de afastamento", antecipou Lisboa. "Essas denúncias foram colocadas para todos os órgãos competentes e, a partir do afastamento solicitado, faremos uma auditoria”, explicou. Lisboa acrescentou que o fato foi levado ao Ministério Público e, já na próxima semana, será iniciada uma auditoria na prefeitura. 
A redação do portal tentou contato com o prefeito Neemias através do número do seu celular, mas estava desligado. Também tentamos contato através de dois números fixos, um da prefeitura, que ninguém atendeu, e outro que seria de sua residência em Teresina, mas a pessoa que atendeu negou conhecer o gestor. O portal deixa aberto o espaço para que o prefeito esclareça as questões.
fonte cidadeverde.com

Piauí: Menino de 12 anos mata irmã de 9 com tiro de espingarda


Piauí: Menino de 12 anos mata irmã de 9 com tiro de espingarda

Um menino de 12 anos matou a irmã, de apenas 9 anos, com um tiro acidental de espingarda, no município de Cocal (268 km de Teresina), por volta das 9h deste sábado (31). O crime aconteceu no alpendre da casa onde as crianças moram com os pais. No momento do tiro, apenas outros dois irmãos estavam na residência.
O agente da Polícia Civil de Cocal Walter Brune informou ao portal que a menina foi atingida no peito e morreu no local. "Ela morreu em poucos segundos e, em seguida, o irmão se evadiu da casa. Estamos preocupados com a possibilidade de que ele cometa algum crime contra si mesmo, porque está muito abalado", explicou o policial.
A casa onde ocorreu o homicídio fica na localidade Cafurna. Os pais da vítima e do irmão chegaram pouco depois do crime e estão "totalmente abalados", segundo o agente. O menor que atirou na irmã será chamado para depor assim que for encontrado. "Mas não podemos apreendê-lo, por causa da idade. Será registrado apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO]", completou Walter.
fonte cidadeverde,com

Ex-presidiário morre em acidente após esfaquear jovem


Ex-presidiário morre em acidente após esfaquear jovem

Ao empreender fuga, José perdeu o controle da moto em uma estrada vicinal de Cocal.

Após briga, um jovem, de 19 anos, foi esfaqueado por um amigo que morreu em um grave acidente ao fugir do local. O acusado, identificado como José (foto ao lado), se acidentou ao perder o controle da motocicleta em uma estrada vicinal na zona rural da cidade de Cocal, ao Norte do Piauí, na noite desta sexta-feira (30). Outro homem que estava com ele no veículo ficou gravemente ferido.
A polícia ainda não sabe o motivo da discussão entre os dois. O jovem teve a mão direita atingida pelo golpe de faca ao tentar se defender. Ele foi encaminhado ao Hospital ao da cidade e depois transferido para Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.
Ao empreender fuga, José entrou em uma estrada que liga a cidade de Cocal a um povoado do município. O acusado pilotava a moto quando perdeu o controle do veículo e caiu. Outro homem que estava na garupa ficou gravemente ferido.
Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Cocal. José não resistiu aos ferimentos e morreu. O garupa da moto recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ao HEDA em seguida. A suspeita é que ela tenha tido um traumatismo craniano devido a intensidade da queda.
José tinha várias passagens pela polícia por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Em 2013, José foi preso e encaminhado ao presídio de Parnaíba, mas havia ganhado liberdade após pagamento de fiança.

Foto: Reprodução/Blogdocoveiro

fonte portal o dia

Polícia recupera arma de uso restrito da PM em Caridade do PI

Polícia recupera arma de uso restrito da PM em Caridade do PI

O acusado invadiu a casa de um PM e roubou a arma.

Na noite desta sexta-feira (30), um homem foi preso acusado de invadir e assaltar a casa de um Cabo da Polícia Militar na cidade de Caridade do Piauí. Durante o crime, que ocorreu na madrugada de ontem, o acusado roubou uma pistola de 9 mm de uso restrito da PM do Estado.
De acordo com informações da polícia, José João Gomes, mais conhecido como Zezinho,  entrou na residência pela porta dos fundos enquanto o policial estava sentado em frente à casa. O acusado invadiu a casa, entrou em um dos cômodos e levou a arma. 
Ao perceber que havia sido roubado, o Cabo Nelson acionou a polícia, que logo iniciou as diligências. Ao serem informados sobre o autor do crime, a Força Tática da PM fez campana próximo à residência de Zezinho, que é vizinho do Cabo Nelson. 
A polícia conseguiu prender o homem e recuperar a arma, que foi encontrada na residência do acusado. Ele foi encaminhado à Delegacia regional de Simões, onde foi autuado.
Fotos: Divulgação/PMPaulistana

Fonte:portal o dia com informações PM


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Fábio Abreu: alvo de bombardeio na Assembleia puxado por Robert Rios


Fábio Abreu: alvo de bombardeio na Assembleia puxado por Robert Rios


Digamos que o secretário de Segurança Fábio Abreu não é o mais admirado entre os deputados estaduais. Bastou o líder da oposição Robert Rios (PDT) puxar o coro em críticas contra a violência, que pelo menos outros cinco parlamentares aproveitaram para tercer seus comentários negativos à respeito da situação da segurança.
Na fila, depois de Robert, veio Firmino Paulo (PSDB), Luciano Nunes (PSDB), Dr. Pessoa (PSD), Antônio Félix (PSD) e Evaldo Gomes (PTC). Este último chegou a lamentar a falta de planejamento do secretário e o desentendimento em relação às críticas. Evaldo explicou: é que sempre que aparece alguém criticando a segurança, aparece também alguém para dizer que o secretário foi atacado.
Mas não é verdade, deputado? Abreu ficou ontem de orelha quente, e deve continuar.

fonte 180graus.com

PIAUIENSE morre após acidente grave em rodovia de SP


PIAUIENSE morre após acidente grave em rodovia de SP

CONDUZIA VEÍCULO QUE FOI colhido violentamente por um Sandero; ele morreu na hora

O piauiense Verardinho do Nascimento Oliveira, de 28 anos, morreu vítima de um grave acidente ocorrido no município de São Sebastião, Estado de São Paulo.
O acidente ocorru na tarde desta quinta-feira (29/10).
Verardinho conduzia um Ford Fiesta que colidiu com um Sandero na rodovia Manoel Hyppolito do Rego, a SP-55. Ele morreu ainda no local. No outro veículo estavam três pessoas, duas delas ficaram gravemente feridas.
Equipes do Samu chegaram a ser acionadas, mas não houve tempo de impedir a morte do piauiense que morava na zona rural do município de Cocal, norte do Estado.
O corpo do piauiense foi encaminhado para o IML em São Paulo e em seguida liberado para sepultamento. A chegada do corpo do piauiense ao povoado Campestre, em Cocal, está prevista para o final da tarde desta sexta-feira.
O velório acontecerá na residência de familiares.
acidente1.jpg
acidente2.jpg
Fonte:180graus.com com informações Blog do Coveiro

Ação Menor é apreendido com arma de fogo na Zequinha Freire


Ação

Menor é apreendido com arma de fogo na Zequinha Freire

Ele é suspeito de realizar assaltos na região. A polícia apreendeu com o mesmo um revólver municiado.

Na tarde desta sexta-feira (30), um menor foi apreendido na avenida Zequinha Freire, zona leste de Teresina, portando arma de fogo e quatro munições.

Segundo informações da Polícia Militar, ele é suspeito de realizar vários assaltos na região. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes.
Imagem: Divulgação/PMMenor é apreendido com arma de fogo na zona leste(Imagem:Divulgação/PM)Menor é apreendido com arma de fogo na zona leste
Imagem: Divulgação/PMHomem é preso com revólver na zona leste(Imagem:Divulgação/PM)Menor é apreendido com revólver na zona leste

fonte gp1

Assessor de Ciro Nogueira alerta no Facebook sobre agressões na Miguel Rosa


Assessor de Ciro Nogueira alerta no Facebook sobre agressões na Miguel Rosa

O  assessor pessoal do senador Ciro Nogueira (PP), Miguel Siniuê, teve seu carro apedrejado por volta das 8h nessa quinta-feira (29) no balão da avenida Miguel Rosa, na zona Sul - na BR 316 - por um homem não identificado.
Miguel relatou o ocorrido no seu facebook, alertando que próximo de um obra na Miguel Rosa ficam vários usuários de drogas, que depois de estarem sob o efeito das drogas, acabam perdendo o sentido e assustando as pessoas e os motoristas que estão passando pelo local.
“Estava passando pelo local com 40 km/h, aí ouvi um barulho muito forte e pensei que fosse um tiro, devido ao medo da violência, que a gente já tem. Se não tivesse protegido meu rosto, eu ia me ferir. Ou se estivesse vindo outro carro, poderia ter batido no meu”, contou o assessor.
Ele também disse que depois do episódio desceu do carro e ficou conversando com as pessoas que estavam ao redor, que relataram que estão sendo constantes esses ataques de usuários de drogas que ficam em uma obra próximo ao balão fazendo uso de entorpecentes.
Veja a postagem de Miguel no facebook:

fonte portal o dia

Menores são apreendidos após assaltarem idoso de 84 anos


Menores são apreendidos após assaltarem idoso de 84 anos

Os dois confessaram o crime e devolveram o dinheiro roubado.

Dois menores foram apreendidos nesta quinta-feira (29) acusados assaltarem um idoso de 84 anos na zona rural de Paulistana, ao Sul do Piauí. Os dois, de 16 e 17 anos, invadiram a casa da vítima e ameaçaram o homem com uma faca no pescoço.
Segundo informações do Capitão Felipe, comandante da PM da cidade, o senhor Florentino Marcos Rodrigues estava sozinho em casa quando foi abordado. Um deles, apontando a faca para a vítima, anunciou o assalto e pediu dinheiro, ameaçando matá-lo caso não entregasse.
“Os dois indivíduos chegaram de capacete e anunciaram o roubo. Muito assustado seu Florentino informou que tinha apenas um pouco de dinheiro e, após ameaças, o idoso entregou a quantia de R$144,00”, relatou o Capitão. De acordo com a polícia, os acusados acreditavam que o senhor guardava em casa um valor de R$ 10 mil.
Foto: Divulgação/PM
Após tomarem o dinheiro, a dupla empreendeu fuga, mas a motocicleta falhou. A pé, eles fugiram por uma estrada vicinal.
Ao chegarem à residência onde aconteceu o assalto, familiares reconheceram o veículo dos acusados e informou à polícia. Após averiguações, a polícia conseguiu apreender os menores identificados pelas iniciais F. C. R e D. C. O.
Os acusados estavam escondidos em uma localidade próxima ao município e confessaram o crime. Além disso, a polícia conseguiu recuperar o valor roubado pelos dois. Acompanhados por membros do Conselho Tutelar, eles foram conduzidos para a 12ª DP, onde serão tomadas as providências cabíveis.

fonte portal o dia

Homem é preso após assaltar seis mulheres em 24 horas


Homem é preso após assaltar seis mulheres em 24 horas

Abdias da Silva Alves cometia os crimes em Picos. Uma das vítimas era mulher de um PRF.

Foi preso na manhã de hoje (30) em Picos um homem de nome Abdias da Silva Alves, (foto ao lado) suspeito de cometer uma série de assaltos na cidade e abordar principalmente mulheres. Segundo a polícia, ele tinha preferências por aquelas que andavam sozinhas e chegou a assaltar seis em menos de 24 horas sendo uma delas a esposa de um policial rodoviário federal.
Abdias foi preso em sua residência após policiais do 4º BPM localizarem a moto, que ele usava para assaltar, abandonada próxima a um matagal no bairro Beira Rio, em Picos. “Ontem de manhã, ele e mais um comparsa assaltaram uma mulher no bairro Ipueiras e levaram a bolsa e vários pertences dela. Estava em uma moto e esse mesmo veículo foi encontrado na manhã de hoje abandonado”, relata o comandante do 4º BPM, coronel Wagner Torres.
Através da placa da motocicleta, LVW-3658, a polícia chegou ao endereço do proprietário que era o próprio Abdias da Silva Alves. A guarnição então se dirigiu até sua residência onde efetuaram sua prisão. Ele confessou a autoria dos assaltos praticados ontem (29) em Picos e disse que jogou a arma usada em um rio.
Abdias encontra-se detido na Delegacia Regional de Picos e a polícia pede que as vítimas de assaltos acontecidos recentemente na cidade compareçam até o local para fazerem o reconhecimento do suspeito e recuperar seus pertences.

fonte portal o dia

Quadrilha interestadual especialista em fabricar explosivos é presa


Quadrilha interestadual especialista em fabricar explosivos é presa

Apreensões foram realizadas em Teresina e em Timon.

Policiais militares prenderam uma quadrilha interestadual especializada em fabricar e montar explosivos. Com os acusados foi apreendida grande quantidade de armas, bananas de dinamite, granadas e outros produtos. O material foi encontrado na tarde desta sexta-feira (29) em uma oficina mecânica localizada na rua Firmino da Paz, no bairro Tabuleta após uma operação conjunta da Força Tática do 6º Batalhão de Polícia Militar, Cia do Promorar e Rone.
Fotos: Jailson Soares/O Dia
A perseguição a dois veículos suspeitos teve início no bairro Promorar, zona Sul de Teresina e seguiu até a oficina. Antônio Francílio dos Santos Fontenele e Alexandro Alves dos Santos foram presos. Eles são funcionários da oficina e disseram não ter conhecimento sobre as armas e o material apreendido. O nome de uma terceira pessoa foi citado como sendo o dono da oficina, mas a polícia ainda está à sua procura.
Na oficina foram encontradas duas pistolas, dois fuzis calibre 22, um fuzil 556, e uma escopeta calibre 12, duas armas brancas, duas máscaras, um maçarico, seis furadeiras, dois rifles, granadas e bananas de dinamite. Além das armas havia também oito carregadores de fuzil, sete carregadores de pistola 380, dois coletes a prova de bala e 481 munições.
Outro material conhecido como boca de jacaré também foi encontrado. O coronel Raimundo Sousa explicou que se trata de um equipamento comumente usado pra furar pneus e evitar que as viaturas se aproximem. "Ele se camufla fácil no asfalto e também pode ser usado para parar carros forte em estradas", disse o coronel.
Outra parte da quadrilha, que estaria atuando principalmente em assaltos a bancos e Correios no Piauí e no Maranhão, foi presa em Timon. Os dois suspeitos foram delatados pelos presos em Teresina, de acordo com a polícia. Na cidade maranhense foi apreendida uma pistola ponto 40, um revólver calibre 38 e mais um fuzil 556, além de seis bananas de dinamite e R$ 10 mil em notas de cem.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Sousa, disse que a PM vem monitorando os membros dessa quadrilha há pelo menos 40 dias e que há ainda a possibilidade desse grupo ter braços em municípios do interior do Estado, onde agem com mais frequência.
Questionado sobre a origem das armas e como a quadrilha as teria conseguido, o coronel explicou que se trata de um armamento que vem, na maioria das vezes, de fora do país. "Nossas fronteiras nacionais são muito frágeis e isso facilita o trânsito dessas armas que, como se pode observar, não são discretas. São armas de grosso calibre e têm um custo muito alto. Isso só mostra o poder aquisitivo e de destruição desses grupos", afirma o coronel Carlos Augusto.

fonte portal o dia

Morre o ex-govenrador Lucidio Portela

Morre o ex-governador Lucidio Portela

Ele tinha 93 anos e esteve a frente do Executivo Piauiense entre 1979 e 1983.

O ex-governador Lucídio Portella morreu no final da tarde de hoje (30) em Teresina. A família confirmou o local do velório para a Assembleia Legislativa do Piauí e até o momento, não foi confirmado o local do sepultamento. Lucídio Portela foi governador do Piauí entre 1979 e 1983. Ele também foi senador da República.
A causa da morte ainda não foi informada. Ele tinha 93 anos. Lucídio Portela é pai da deputada federal Iracema Portela (PP). No facebook, a deputada informou a morte do ex-governador e ressaltou o “exemplo de seriedade, dignidade e respeito ele deixou e até hoje, por onde ando, as pessoas falam dele com carinho, lembram do seu grande trabalho pelo Piauí”, diz o trecho.

fonte portal o dia

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PRF prende dupla suspeito de assaltos e ainda recupera moto que foi roubada


PRF prende dupla suspeito de assaltos e ainda recupera moto que foi roubada

Policiais Rodoviários Federais (PRF) prenderam na noite desta quarta-feira (28/10), dois indivíduos suspeitos de assaltos na cidade de Picos.
Durante ronda, motociclistas policiais da PRF avistaram dois suspeitos sem capacete em uma moto bastante nervosos, sendo então dada ordem de parada aos mesmos. O condutor desobedeceu a ordem dos policiais, sendo iniciado assim um acompanhamento aos suspeitos. Às margens da BR 407, km 424, eles largaram a moto e fugiram para o mato.
Após buscas no mato alagadiço, foram presos J. N. O, 28 anos, condutor da moto, e L. V. O, 32 anos, passageiro. O primeiro já havia sido preso por tráfico de drogas e o segundo por homicídio.
A moto de placa LVQ-9689, marca Honda, modelo CG150 preta, apresentava ocorrência de roubo e furto e havia sido roubada dois dias atrás.
O condutor afirmou que havia alugado a moto de uma pessoa na qual não sabia o nome.
Os indivíduos foram presos e encaminhados para a Central de flagrantes da Polícia Civil em Picos para a realização das providências cabíveis.
prf1.png

Fonte: 180graus.com ASCOM PRF-PI

SESAPI deixa faltar medicamentos e compra sem licitação


SESAPI deixa faltar medicamentos e compra sem licitação

SECRETÁRIO ASSINOU contratos de R$ 4 milhões com onze laboratórios e distribuidores

Enquanto muitos cidadãos estão com dificuldades para a recuperação de seu estado de saúde física e mental, devido à falta de medicamentos na Farmácia de Medicamentos Excepcionais, a Secretaria Estadual de Saúde recebe pressões por todos os lados por causa do mau planejamento que impediu a finalização da licitação para a compra de medicamentos. O medo de isso acontecer já existia, quando a SESAPI anunciou que iria fazer uma “otimização” na lista de remédios, reduzindo de mil para 600 medicamentos em sua lista. O resultado é que, os medicamentos estão faltando, a licitação não foi concluída e a SESAPI se viu “obrigada” a comprar R$ 4 milhões diretamente dos laboratórios, sem licitação.

Vários extratos de compras de medicamentos, através de dispensa de licitação, foram publicados no Diário Oficial do Estado do dia 09 de setembro. Os valores mais baixos são de pacientes que conseguiram decisões judiciais para garantir os tratamentos. Mas, a maioria dos contratos foi justamente para atender a Farmácia de Medicamentos de Dispensação do Componente Especializado (FMDCE).
secretario-da-saude-francisco-costa-291762.jpg
Em meio a uma situação de caráter emergencial (com dispensa de licitação), o secretário e Saúde, Francisco Costa, assinou contratos com 11 laboratórios e distribuidores. Os campeões das compras da SESAPI são os laboratórios JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA, que assinou contratos que somam R$ 1,2 milhãoo o ABBVIE FARMACEUTICA LTDA, que assinou contratos de R$ 930 mil. O Majela Hospitalar vai fornecer R$ 468,2 mil em medicamentos. Já o Grupo Jorge Batista assinou contrato de R$ 437 mil.

Confira a baixo, a lista com os valores dos contratados publicados no dia 09 de setembro:
dispensa.png
O Ministério Público do Piauí, através dos promotores Cláudia Seabra e Eny Marcos pontes, tem cobrado o secretário Francisco Costa para não deixar faltar medicamentos. Ele culpa a “burocracia” pela demora na conclusão da licitação. Francisco Costa informou à imprensa após a cobrança do MP que o problema não seria a “falta de dinheiro”.

O problema é que o secretário prometeu agilizar a aquisição de medicamentos até o final do ano. Mas, pra quem está doente e na fila, é difícil ficar esperando.

fonte gp1