quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Secretário Galba falta audiência pública e vereadora sugere que seja destituído do cargo


Secretário Galba falta audiência pública e vereadora sugere que seja destituído do cargo

A Câmara de Vereadores irá enviar uma nota de repúdio ao secretário galba Coelho por não comparecer a audiência que trato sobre academias populares

Na audiência pública para tratar sobre a  execução e instalação de academias populares que não estão sendo cumpridas realizada nesta quarta-feira (09/12) na Câmara Municipal de Teresina, o principal representante da Prefeitura, o secretário municipal do de Esporte e Lazer, Galba do Carmo Coelho, que não compareceu e nem mandou representante.
A vereadora Graça Amorim (PTB), proponente da audiência, interpretou a ausência do secretário como falta de compromisso com a pasta que ocupa. Ela defendeu que o prefeito Firmino Filho (PSDB) destitua Galba Coelho pela suposta falta de habilidade de lidar com os problemas relacionados aos esportes.
A Câmara de Vereadores irá enviar uma nota de repúdio ao secretário galba Coelho por não comparecer a audiência / Foto: Divulgação
Segundo Graça Amorim,  o vereador Edson Melo informou que o Prefeito Firmino Filho vai passar atribuições da Semel para  as SDUs devido à inoperância desta pasta. "Edson Melo  me disse que as obras da Semel iam ser executadas pelas SDUs. Está claro que a Semel não estava tendo eficiência em resolvê-las.  Não seria o caso de trocar  o secretário? Galba enviou um documento comunicando que não podia comparecer a esta audiência de hoje devido a agenda. O detalhe é que há mais de um mês enviamos o convite para ele. Não deu tempo de se organizar".

Isaque Meneses, gerente de obras da SDU Sul, justificou a ausência dos secretários e confirmou que as obras relativas ao esporte vão realmente ser transferidas para as SDUs no sentido de dar mais agilidade e rapidez.

O que mais agrava, no entender do público presente a falta das academias populares, é o fato dos vereadores terem destinado emendas parlamentares para a instalação delas e mesmo assim, elas não estão sendo executadas. "A aplicação destas emendas é impositiva. Isso é, o prefeito é obrigado a executar as obras para onde elas forem destinadas. Fui informada que há 15 academias já compradas no estoque da prefeitura e não se compreende por que não as instalam", questiona Graça.
A audiência decidiu requerer ao prefeito de Teresina que instale uma academia em cada bairro / Foto: Divulgação
Judite Meneses, representante do grupo de idosos do Bairro Água Mineral, ressaltou que além dos problemas de saúde que são minimizados pelo exercício físico, outro  benefício das academias populares é a socialização. Ela pontua que o seu bairro pede uma academia desde que a primeira foi colocada em Teresina.  " Esa convivência só traz benefícios. . Se tivéssemos essa academia. Nós conseguimos o educador físico. A gente vem pedindo há tanto tempo. Desde quando começaram a instalar as academias na praça".

OAB vai exigir implantação urgente de academias
O representante da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gabriel Pierot, garantiu que a Ordem vai cobrar imediata implantação das academias que já se encontram nos depósitos da Prefeitura de Teresina. "Observo aqui a  importância e a urgência da implantação das academias populares.Vamos oficiar pedindo informações, parazo e cronogramas de execução. A OAB vai se empenhar nesta demanda tão importante para o público a que se destina", destacou Gabriel.
Outro encaminhamento é a provocação do Ministério Público ainda esta semana no sentido de solicitar providências da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Semel, para resolver o problema, considerando que as emendas são impositivas.
A audiência decidiu ainda por requerer ao prefeito de Teresina que instale uma academia em cada bairro, além de um educador físico para acompanhar as atividades desenvolvidas pelo publico. 
A Câmara de Vereadores irá enviar uma nota de repúdio ao secretário galba Coelho por não comparecer a audiência e pela falta de compromisso em discutir os problemas da pasta que responde.

fonte portal o olho