CCOM: Gastos com publicidade chegam a R$ 7,2 milhões
Este total é quase R$ 2 milhões a mais do que o empenhado pela secretaria de Segurança
Em meio ao discurso de crise financeira e déficit de recursos, a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCOM) já empenhou, só neste início de ano, R$ 6.730.730,58 milhões para despesas com publicidade. Somado aos empenhos do Detran com o mesmo tipo de serviço, na ordem de R$ 562.950,00 mil, os gastos do governo com mídia chegam a R$ 7.293.680,58 milhões.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto BrVox, com base nos dados disponíveis no Portal da Transparência do Governo do Estado disponibilizados até esta quinta-feira (17/03), o valor empenhado pela CCOM é maior até mesmo que as obrigações da secretaria de Segurança, cuja soma de empenhos ficou em R$ 5.195.125,61.
E o excesso de gastos da coordenadoria de João Rodrigues Filho já despertou a atenção de Franzé Silva, secretário de Administração e Previdência, responsável agora pelo controle dos contratos firmados pelas secretarias do governo Wellington Dias. Em uma reunião com João Rodrigues, Franzé pediu cautela, lamentou que os gastos da CCOM não estejam reduzindo e solicitou ainda um estudo dos empenhos feitos pela pasta que gerencia a comunicação do governo.
Atraso de salários e queda de receitas
A preocupação de Franzé com os gastos parte de uma medida do próprio governador Wellington Dias, que teme atraso de salários dos servidores. Nos bastidores, o temor de Dias é que seu governo seja comparado ao do PFL, que pegou fama por conta da recorrente inadimplência no pagamento da folha.
A preocupação de Franzé com os gastos parte de uma medida do próprio governador Wellington Dias, que teme atraso de salários dos servidores. Nos bastidores, o temor de Dias é que seu governo seja comparado ao do PFL, que pegou fama por conta da recorrente inadimplência no pagamento da folha.
Associada aos gastos excessivos, a redução nos repasses de recursos tem preocupado o governo do Piauí. No início desta semana, o secretário de Fazenda Rafael Fonteles anunciou a queda real de 16% das transferências do Fundo de Participação dos Estados. Isso representa uma redução nominal de quase R$ 32 milhões para o Piauí, sem a inflação.
Some-se isso à retração no consumo , implicando a redução da arrecadação com ICMS, e a implantação de diversos Planos de Cargos, Carreiras e Salários, que em média estão ocasionando um crescimento de 12% na folha de pagamento do Estado.
João Rodrigues, à esquerda, está na mira do 'xerife' do governo W.Dias, Franzé Silva
Aos números
A maior fatia dos empenhos da CCOM, quem abocanhou foi o Grupo Meio Norte, com R$ 1.175.372,00. Na lista dos primeiros 20 que tiveram empenhos realizados pela coordenadoria, estão as quatro grandes emissoras do Piauí: TV Cidade Verde, TV Clube, Rede Meio Norte e TV Antena 10, nesta ordem. O top do levantamento reúne ainda 8 agências de publicidade (SA Propaganda, Nova Comunicação, Eclética Comunicação, J R V Sousa Produções, Dallas Comunicações, DV Produções, Xiscom Produtora e Marka Mídia), uma emissora de televisão do interior (TV Costa Norte), duas gráficas (Silcar e Serigráfica), dois portais (GP1 e O Olho), e dois jornais (O Dia e Diário do Povo [incluindo valores pagos à Gráfica do Povo]).
A maior fatia dos empenhos da CCOM, quem abocanhou foi o Grupo Meio Norte, com R$ 1.175.372,00. Na lista dos primeiros 20 que tiveram empenhos realizados pela coordenadoria, estão as quatro grandes emissoras do Piauí: TV Cidade Verde, TV Clube, Rede Meio Norte e TV Antena 10, nesta ordem. O top do levantamento reúne ainda 8 agências de publicidade (SA Propaganda, Nova Comunicação, Eclética Comunicação, J R V Sousa Produções, Dallas Comunicações, DV Produções, Xiscom Produtora e Marka Mídia), uma emissora de televisão do interior (TV Costa Norte), duas gráficas (Silcar e Serigráfica), dois portais (GP1 e O Olho), e dois jornais (O Dia e Diário do Povo [incluindo valores pagos à Gráfica do Povo]).
Valor que chama atenção no Top 20 é o empenho de R$ 250 mil ao El País. O contrato com a agência de notícias já havia sido divulgado pelo portal, destinado à publicação de uma página com a repercussão da atuação do Piauí no Fórum O NORDESTE DO BRASIL: Infraestruturas e energias renováveis, com uma página no guia EL VIAJERO. Uma matéria no site do El País também foi divulgada com promoção do turismo piauiense.
João Rodrigues democratiza bolo da publicidade
Ao todo são 16 rádios, 27 portais de notícias, 8 gráficas, 14 agências e mais 9 veículos avulsos que tem empenhos da CCOM registrados na página da transparência.
Ao todo são 16 rádios, 27 portais de notícias, 8 gráficas, 14 agências e mais 9 veículos avulsos que tem empenhos da CCOM registrados na página da transparência.
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O número excessivo de portais mostra inclusive um lado positivo de João Rodrigues, que democratizou a participação de veículos menores no bolo da publicidade do governo. São 11, a maioria da região de Picos. Na capital recebem os portais GP1, O Olho, Portal O Dia, L T Comunicações, Teresina Diário, Piauí Hoje, Política Dinâmica, Portal Az, Capital Teresina, Jogo Aberto, Acesse Piauí, Portal JN, Cabeça de Cuia, Piauí em Pauta e Anderson Sonorização (razão social registrada como portal na página da receita).
Gastos do DETRAN com a Meio Norte
O BrVox levantou ainda os dados de gastos do Departamento Estadual de Transito com comunicação. A transparência mostra o registro de apenas três empenhos, todos para a Meio Norte, totalizando R$ 562.950,00 em empenhos.
O BrVox levantou ainda os dados de gastos do Departamento Estadual de Transito com comunicação. A transparência mostra o registro de apenas três empenhos, todos para a Meio Norte, totalizando R$ 562.950,00 em empenhos.
Bom senso
João Rodrigues sabe o caminho a seguir diante dos apelos de Franzé e toda equipe econômica de Wellington.
João Rodrigues sabe o caminho a seguir diante dos apelos de Franzé e toda equipe econômica de Wellington.