sábado, 19 de março de 2016

Devoção Procissão dos Passos leva milhares de fiéis às ruas de Picos


Devoção

Procissão dos Passos leva milhares de fiéis às ruas de Picos

Oriundos das três paróquias os fiéis percorreram as ruas da cidade até o encontro das imagens na praça Justino Luz.

Milhares de fiéis percorreram as ruas de Picos no final da tarde desta sexta-feira, 18, para acompanhar a tradicional Procissão dos Passos. A celebração antecede a abertura da Semana Santa na cidade, que acontecerá no próximo domingo, 20, com a Missa de Ramos na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio preside a celebração(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio preside a celebração
Como acontecem todos os anos, as três paróquias de Picos participam da Sexta-Feira de Passos. Da Igreja de São José, no bairro Paroquial, saiu às 16 horas uma procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores. As 15h30, uma procissão com a Cruz deixou a Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco. E no mesmo horário, outra procissão com a imagem do Bom Jesus saiu da Igreja de São José Operário.

O encontro das três imagens aconteceu às 18 horas na praça Justino Luz, onde milhares de fiéis já aguardavam desde cedo pelo momento. Em seguida, houve a celebração da missa, presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por padres das três paróquias.
Imagem: José Maria Barros/GP1Praça Justino Luz ficou lotada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Praça Justino Luz ficou lotada
Durante as procissões com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus e também da Cruz, diversas demonstrações de fé por parte das pessoas. Muitos fizeram todo o percurso de pés descalços, enquanto um carregava a sua própria cruz.

História

Segundo a Wikipédia, Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida. Faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio. Eles quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa, sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis. 
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão dos Passos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão dos Passos
Imagem: José Maria Barros/GP1Fé e devoção marcam Sexta-Feira dos Passos em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fé e devoção marcam Sexta-Feira dos Passos em Picos
Imagem: José Maria Barros/GP1Encontro das imagens e da cruz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Encontro das imagens e da cruz

fonte gp1