Família denuncia ter encontrado larvas no nariz de idosa internada no HUT
A família da idosa Maria do Carmo da Conceição, de 74 anos, está denunciando o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por falta de cuidado. Durante uma visita, nesta terça-feira (22), a filha da paciente, que está internada há cerca de 20 dias na sala amarela, considerada uma semi UTI, afirma ter visto lavas caindo do nariz da mãe.
Por conta do estado emocional que a mãe ficou após o ocorrido, a neta da idosa, Leda Maria, contou ao portal como tudo aconteceu. "A gente não pode acompanhar, só fazer a visita diária. Há dois dias minha mãe começou a notar um mau cheiro, mas hoje ela colocou as luvas e quando pegou no nariz da minha avó caíram larvas", disse.
A família revela que já estava insatisfeita com os cuidados do hospital com a idosa, que se encontra em estado vegetativo após ter sofrido duas paradas cardiorrespiratórias. "A higiene pessoal dela não está sendo feita, eles pediram para a gente levar alguns itens de limpeza, como o sabonete, mas não estão limpando, minha mãe que está fazendo isso", informou Leda Maria.
Após o episódio, a filha da idosa questionou a direção do hospital. "Ela falou com a direção técnica e administrativa e não houve nenhum posicionamento. Isso causou um trauma na minha família, ver minha avó nesse estado. O que queremos é denunciar o descaso com os pacientes, porque não é só minha avó, lá tem outros pacientes que podem estar na mesma situação", afirmou a Leda Maria.
O diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, informou ao portal que o caso está sendo investigado. "Pedi ao pessoal da enfermagem para tomar as providências e fazer a avaliação. Já autorizei a abertura de uma sindicância para a gente apurar realmente o que aconteceu e amanhã já teremos uma reposta", ponderou o gestor.
O Hospital também emitiu nota onde se manifesta sobre a situação. Leia a nota na íntegra:
A direção do Hospital de Urgência de Teresina lamenta o ocorrido com a paciente Maria do Carmo da Conceição, de 75 anos, e garante que todas as medidas administrativas já estão sendo tomadas para averiguar os fatos. Internada no HUT desde o dia dois de março, Maria do Carmo, deu entrada nesta casa de saúde com história de mal súbito trazida pelo SAMU. Durante sua internação foi descoberto que a paciente está com diabetes mellitus descompensada e ainda é portadora de insuficiência cardíaca grave. No momento a mesma segue com rebaixamento do nível de consciência (sem sedação) devido à instabilidade de suas patologias.
A direção explica que o Hospital obedece todas a normas de higiene estabelecidas pela Vigilância Sanitária com um programa de desinsetização feita de três em três meses, além da manutenção diária com aplicação de produtos específicos para insetos.