quarta-feira, 2 de março de 2016

Preso tenta fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba vestido de mulher


Preso tenta fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba vestido de mulher

Cleiton Soares da Silva, vulgo "coiote", infiltrou-se no meio das visitas para tentar fugir, e foi interceptado por agentes pouco antes de chegar ao portão principal.

Um preso identificado como Cleiton Soares da Silva, vulgo "coiote", tentou fugir da Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, disfarçado de visitante, na tarde desta quarta-feira (2).
Para enganar os agentes penitenciários, o detento se vestiu de mulher e se infiltrou no meio dos visitantes que estavam deixando a unidade penal, por volta das 17 horas.
De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o acusado já foi preso cinco vezes - em 2004, 2008, 2011, 2013 e 2015 -, e já passou por diversos presídios do Estado, sempre sendo transferido por conta de infrações disciplinares praticadas dentro das unidades.
Natural de Recife (PE), Cleiton Soares da Silva tem 34 anos e é acusado de homicídio, tentativa de homicídio e latrocínio, sendo considerado um detento de alta periculosidade.
O sindicalista Kleiton Holando afirma que os agentes penitenciários da unidade agiram com destreza e conseguiram interceptar o preso no momento em que ele se aproximava do portão principal do presídio, que dá acesso à parte externa. No entanto, o vice-presidente do Sinpoljuspi alerta que o trabalho dos servidores do sistema prisional piauiense está cada dia mais árduo, por conta da superlotação dos presídios e da escassez de pessoal. 
"A Penitenciária Mista de Parnaíba tem capacidade para receber apenas 137 presos no setor masculino, mas abriga cerca de 500. E apenas oito agentes trabalham em cada plantão, quando o ideal seria que fossem 40. Já no setor feminino há 40 detentas e apenas uma agente por plantão. Além disso, é importante lembrar que no prédio antes funcionava um mercado público, que foi adaptado na década de 1990 para se tornar uma penitenciária, enquanto uma nova unidade era construída, obra que até hoje não foi realizada", afirma Kleiton Holanda.
Por conta da tentativa de fuga, o detento Cleiton Soares da Silva pode receber como sanção o isolamento por até um mês, período em que não terá direito a banhos de sol nem a visitas.
Outro caso
Em outubro do ano passado, um caso semelhante, no Estado de Goiás, ganhou notoriedade nacional.
Um detento do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia tentou fugir da unidade vestido de mulher e usando uma máscara de silicone idêntica ao rosto de uma idosa.

fonte portal o dia