Contra privatização do setor elétrico trabalhadores no PI protestam;fotos
'Vamos continuar mobilizados e lutando contra esta ameaça a um dos setores de maior relevância'
No dia da Assembleia Geral Extraordinária – AGE que acontece nesta sexta-feira (22/07), convocada pelo Sistema Eletrobras para avaliar e deliberar sobre a venda, até o final de 2017, do controle acionário das Distribuidoras controladas pela Holding, eletricitários de todo o país estão realizando dia de paralisação contra a decisão da empresa. Com o apoio de movimentos sociais, acontecerá também, em Brasília, ato em defesa do setor elétrico.
No Piauí, trabalhadores da Chesf e Eletrobras Distribuição – ED-PI participam deste dia de mobilização em defesa do setor elétrico nacional, alertando para o risco do desemprego, com demissões em massa, terceirização maciça - inclusive das atividades fim -, precarização dos serviços para a população, achatamento de salários, perdas de direitos e o consequente aumento da tarifa de energia.
Os trabalhadores da ED-PI realizaram ainda, esta manhã, passeata pela avenida Maranhão, centro da capital, como ato de protesto. O evento contou com a presença de movimentos sociais, como o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem, a CUT – Central Única dos Trabalhadores e outras entidades sindicais.
“Vamos continuar mobilizados e lutando contra esta ameaça a um dos setores de maior relevância econômica e social para o nosso país, mostrando para a sociedade que a entrega deste patrimônio ao capital privado é um grande retrocesso que trará consequências desastrosas. Energia é para ser universalizada, não é mercadoria para satisfazer os privatistas!”, disse Paulo Sampaio, presidente do Sindicato dos Urbanitários.