terça-feira, 6 de setembro de 2016

Usuários reclamam de falta de dinheiro em caixas eletrônicos


Usuários reclamam de falta de dinheiro em caixas eletrônicos

Primeiro dia de greve dos bancários está sendo marcado por longas filas e reclamações nas agências de Teresina.

O primeiro dia da greve dos bancários foi marcado por longas filas e reclamações nas agências de Teresina. Usuários, que não sabiam do início do movimento grevista, hoje (06), foram pegos de surpresa e não conseguiram atendimentos. Algumas pessoas não conseguiram realizar, nem mesmo, saques nos terminais de autoatendimento. 
“Procurei quatro caixas eletrônicos, em nenhum tinha dinheiro disponível. Como a fila estava muito grande, resolvi ir atrás de outra alternativa”, reclamou o funcionário público José Gomes, que diz ter tomado conhecimento da greve apenas na hora que chegou em sua agência bancária, no centro da capital. “Acho que essa greve deveria ter sido mais divulgada. Estou precisando sacar o meu pagamento, para resolver minhas contas, e agora?”, questionou.
Foto: Moura Alves/O Dia
A dona de casa Lucia Helena da Silva também foi em vão à sua agência bancária nessa terça-feira (06). “Estava precisando de um atendimento junto ao gerente da agência, mas quando cheguei aqui estava tudo parado. O atendimento já é complicado em dias normais, imagine em dia de greve. Não tem nem como se programar”, comentou Lucia.
Outro Usuário que também não conseguiu atendimento no primeiro dia da greve dos bancários é o aposentado José Gonçalves, que desistiu de sacar o beneficio na agência. “Vou tentar fazer esse saque em alguma casa lotérica. A maioria dos caixas eletrônicos estão sem dinheiro, e pelo visto, não vão repor tão cedo.
O Presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéia Passos, garantiu que a reposição de dinheiros nos caixas eletrônicos está sendo realizada, apesar do movimento grevista. Segundo ele, a dificuldade dos usuários em realizar saques se deve a alta demanda, caraterística dos primeiros dias úteis de casa mês. “Os funcionários não estão atuando, mas continuam vindo todos os dias para as agências, até porque greve não é sinônimo de férias”, destacou Arimatéia Passos, ao afirmar que os usuários podem esclarecer dúvidas, a qualquer momento, com os trabalhadores.
Durante a greve, todos os serviços de atendimento pessoal ficam paralisados nas agências bancárias. “São aqueles serviços prestados de pessoa para pessoa, como renovação de senhas, cadastros, entre outros. Os demais atendimentos, que podem ser feitos no terminal eletrônico, continuam normalmente”, esclarece Arimateia Passos.
Durante o Período de greve dos bancários, os clientes que precisarem dos serviços podem utilizar outras alternativas, como os caixas eletrônicos, central de atendimento via telefone, e internet banking. Por meios desses canais, é possível consultar saldo e extrato, além de fazer transferências bancárias.
Negociações
A greve dos bancários, iniciada ontem (06), tem três objetivos principais: reajuste salarial de 5%, além da reposição da inflação do período; contratação de mais profissionais; e melhoria na segurança das agências.  De acordo com o presidente do sindicato dos bancários do Piauí, as contrapropostas apresentadas até o momento não agradam a categoria, e ainda não é possível delimitar uma data para o fim da greve.
“A contraproposta apresentada não foi suficiente, por isso o movimento continua. A gente espera ser chamado para uma nova rodada de negociação, no decorrer dessa semana”, destacou o presidente do sindicato da categoria, ao comentar o impasse junto à Federação Nacional dos Bancos.

fonte portal o dia