quinta-feira, 6 de outubro de 2016

“Se não houver socorro emergencial, a crise chegará ao Piauí”, diz Rafael Fonteles

“Se não houver socorro emergencial, a crise chegará ao Piauí”, diz Rafael Fonteles

Rafael Fonteles falou sobre a compensação por alongamento da dívida dos Estados

O Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou nesta quinta-feira (06) que se não houver um socorro emergencial por parte do Governo Federal, a crise econômica chegará ao Estado. Segundo ele, o governador Wellington Dias (PT), e governadores de outros estados, pedem esse auxilio e esperam pelo bom senso por parte do presidente Michel Temer (PMDB).

Secretario Rafael Fonteles
Secretario Rafael Fonteles

“O que o governador esta exigindo é que aja um auxilio emergencial, de pelo menos R$ 7 bilhões para esses 20 estados. A gente acredita em um bom senso por parte do presidente Temer em fazer esse gesto de grandeza com os estados, e não ficar beneficiando apenas o Rio de Janeiro. Se não houver um socorro emergencial do governo federal, certamente essa crise chegara ao Piauí”, afirmou.
Rafael Fonteles falou sobre a compensação por alongamento da dívida dos Estados. Segundo ele, os governadores dos Estados esperam por essa compensação e a proposta já esta na mesa do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e na mesa do presidente Michel Temer.
“Há uma necessidade de compensar as perdas do Fundo de Participação dos Estados, então essa proposta esta na mesa do ministro Meirelles e na mesa do presidente Temer. Não vai fazer sentido o governo conseguir bate a meta de superávit primário, se você ter os 27 estados atrasando salário dos servidores ou não pagando fornecedores. Não vai adiantar de nada. A sinalização vai ser oposta. Eu vou esta lá dizendo que vou estar cumprindo o superávit primário, para gradar os banqueiros e credores da união, e ao mesmo tempo vou estar mostrando pros investidores que os estados não estão pagando salário”, finalizou.

fonte www.portalaz.com.br