terça-feira, 22 de novembro de 2016

Detentos da Major César recebem orientações de prevenção ao diabetes

Detentos da Major César recebem orientações de prevenção ao diabetes

Na Major César, cerca de 120 reeducandos foram atendimentos, passando por testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Orientações sobre diabetes na Major César (Foto:Divulgação Sejus)


A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) e Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizaram atendimento a detentos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, que fica no município de Altos, com o objetivo de prestar orientações que ajudem a prevenir o diabetes, bem como fazer encaminhamentos no sentido do tratamento da doença.

A ação fez parte do conjunto de atividades relacionadas ao Novembro Azul, campanha realizada em nível nacional e que visa conscientizar a população acerca de cuidados que devem ser feitos com a saúde do homem, atuando nas áreas de prevenção, diagnostico e tratamento de doenças masculinas.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Naila Ferreira, explica que os detentos atendidos que apresentaram taxas alteradas serão encaminhados para receberem atendimento no sistema de saúde. "Essa ação é importante para esclarecer o que é o diabetes e como se prevenir da doença", ressalta.

Na Major César, unidade penal de regime semiaberto, cerca de 120 reeducandos foram atendimentos individualmente, passando por testes de glicemia e aferição da pressão arterial. De acordo com a Associação de Diabéticos do Piauí, o diabetes afeta mais de 200 mil pessoas no Estado.

Para o reeducando José de Fátima, de 59 anos e que apresentou taxa de glicose normal, a ação foi importante para os detentos na medida em que, segundo ele, é um apoio a mais para as pessoas que hoje estão no sistema prisional, mas que também carecem de serviço de saúde.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Saúde, Gisela Brito, destaca a importância da ação integrada entre Sesapi, Sejus e Associação de Diabéticos do Piauí. "Nosso objetivo é fazer a busca ativa nas pessoas privadas de liberdade. As pessoas serão encaminhadas ao serviço de saúde do sistema prisional serem acompanhadas”, pontua.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br